ENSINO DE GÊNERO DISCURSIVO: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE AULAS DE ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Jéssica Ibiapino Freire
  • Tânia Maria Moreira
  • Paulo da Silva Lima

Resumen

A presente pesquisa tem por objetivo geral, analisar de modo crítico, uma experiência de estágio com foco em atividades elaboradas e desencadeadas por uma professora em formação inicial, no curso de Letras Língua Portuguesa da UNIFESSPA. O conceito de gênero assume centralidade e é enriquecido por conceitos da perspectiva sociológica ou sócio-histórica de Mikhail Bakhtin (1997/1992, 2000, 2003). Este trabalho se justifica pela importância do processo de observação, levantamento de questões e realização de reflexões na construção e reconstrução do próprio conhecimento sobre o ensino de linguagem e de possíveis transformações em novas ações de ensino de língua materna, considerando a importância e perspectiva dos estudos dos gêneros a partir de diversos teóricos BUNZEN, 2004, 2006; DOLZ E SCHNEUWLY, 2004); MARCUSCHI, 2004, 2005, 2014; MEURER, 2004; MOTTA-ROTH, 2005; NININ, 2010, etc. O seguinte estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, na medida em que visa refletir sobre a prática docente com o foco nas aulas de Língua Portuguesa mediadas através do ensino de gêneros discursivos/textuais. Ao longo do estudo, constatamos algumas contribuições e reflexões, em termos de ensino e aprendizagem do trabalho realizado com base nos gêneros. Destacamos que o contato com o gênero artigo de opinião proporcionou aos professores e aos alunos a inserção em uma prática social de linguagem, que possibilitou a aprendizagem de aspectos que permitem ir além da linguagem verbal e escrita.

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Publicado

2017-12-30

Cómo citar

FREIRE, Jéssica Ibiapino; MOREIRA, Tânia Maria; LIMA, Paulo da Silva.
ENSINO DE GÊNERO DISCURSIVO: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE AULAS DE ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 80–99, 30 dic. 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/8151. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Seção Livre