Ensino e aprendizagem de ortografia: uma breve análise sobre alterações ortográficas
Resumen
Ao observar as produções textuais de alunos dos mais variados anos escolares, não é incomum encontrar uma grande quantidade de erros ortográficos. Muitos estudos têm sido realizados com o intuito de entender tais desvios de grafia, bem como de evidenciar a necessidade de atividades interventivas para que os alunos compreendam as diferentes relações fonográficas. Assim, buscou-se, neste trabalho, analisar os tipos de erros ortográficos presentes em produções textuais de alunos do 6º ano de uma escola pública. Com a apresentação da análise dos dados das produções textuais, pretende-se ainda evidenciar que as alterações presentes na escrita dos alunos têm motivação tanto fonológica quanto ortográfica e que é indispensável elaborar atividades para diagnosticar tais hipóteses formuladas pelos aprendizes. Nesse contexto, no desenvolvimento deste artigo, buscou-se fundamentação teórica de autores que abordam o ensino sistemático e reflexivo de ortografia, tais como Cagliari (1994), Miranda, Medina e Silva (2005), Cunha e Miranda (2009), Zorzi (1998, 2009), Nóbrega (2013), dentre outros. Constatou-se que, dentre os erros mais frequentes, os relativos à segmentação indevida tiveram bastante incidência nas produções analisadas, fato que, possivelmente, evidencia o quão complicado é se apropriar efetivamente do sistema ortográfico.
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