VESTÍGIOS IMPRESSIONISTAS EM MARGEM DE MANOBRA, DE CLÁUDIA ROQUETTE-PINTO

Autores/as

  • Valentina Figuera Martínez Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palabras clave:

Literatura impressionista, Poesia contemporânea, Cláudia Roquette-Pinto.

Resumen

Este artigo discute reminiscências do impressionismo literário na obra Margem de manobra (2005), da poeta carioca Cláudia Roquette-Pinto, por meio da análise dos poemas “Vaso de vidro e “20 de abril de 1883”, publicados na secção “No agora da tela” do livro de poemas. A partir das considerações de Arnold Hauser (1978) e Maria Elizabeth Kronegger (1975), identificam-se as peculiaridades das referências e a transposição pictórica presente nos poemas. A análise textual mostra que a luz, como elemento de estilo presente na literatura impressionista, predomina nos poemas conjugando elementos sensoriais e ambiguidades frasais que formam uma aparência da realidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valentina Figuera Martínez, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura na Universidade Federal del São Carlos - UFSCar. Formada em Tradução (português-inglês) pela Universidade Central da Venezuela - UCV. Mestre em Estudos de Literatura pela UFSCar.

Citas

AGAMBEN, G. O que é o Contemporâneo? In: ______. O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009. p. 55-73.

CAMPOS, H. Da Razão Antropofágica: Diálogo e Diferença na Cultura Brasileira. In: ______. Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Perspectiva, 2006. p. 231-255.

COMPAGNON, A. O Trabalho da citação. In: ______. O Trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 44-46.

FRANCASTEL, P. O Fim do impressionismo: Estética e causalidade. In: ______. A realidade figurativa. Tradução: Mary A.L de Barros. São Paulo: Perspectiva; EDUSP, 1973. p. 203-212.

HAUSER, A. El impressionismo. In______. Historia social de la literatura y del arte. Barcelona: Editorial Labor, 1978.

KRONEGGER, M. Literary Impressionism. New Haven: College & University Press, 1973.

PAZ, O. El arco y la lira. México: Fondo de Cultura Económica, 2004.

POLITO, R. Notas sobre a poesia no Brasil a partir dos anos 70. Cacto. Poesia & Crítica, São Paulo, n. 2, 2003, p. 70-71.

POUND, E. ABC da literatura. Tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes.12. ed. São Paulo: Cultrix, 2008. 218 p.

ROQUETTE-PINTO, C. Margem de manobra. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2005. 87 p.

ROQUETTE-PINTO, C. Corola. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

SANDANELLO, F.B. A filosofia do impressionismo. In______., e TEMPORAL, V. Ensaios de filosofia e literatura. 2018.

SANDANELLO, F.B. O conceito de impressionismo literário. In ______. (Org.) Impressionismo e literatura. São Luís: Edufma, 2017.

SIMON, I. Situação de "Sítio". Estudos Avançados, São Paulo, v. 29, n. 84, p. 335-351, ago. 2015. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/104968>. Acesso em: 25 set. 2018.

SIMON, I.; DANTAS, V. Consistência de Corola. Novos Estudos, São Paulo, n. 85, p. 215-235, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/nec/n85/n85a10.pdf>. Acesso em: 25 set. 2018.

Publicado

2019-12-30

Cómo citar

FIGUERA MARTÍNEZ, Valentina.
VESTÍGIOS IMPRESSIONISTAS EM MARGEM DE MANOBRA, DE CLÁUDIA ROQUETTE-PINTO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 14, p. 150–164, 30 dic. 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/12834. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos Literários