A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELA CRIANÇA SURDA: UM OLHAR REFLEXIVO

Autores/as

  • Aline Wieczikovski Rocha
  • Andréia Mendiola Marcon

Resumen

Este estudo tem por objetivo estabelecer uma reflexão sobre o processo de aquisição da linguagem pela criança surda. Para tanto, no percurso do trabalho, apresenta-se um breve panorama histórico da educação de surdos, a fim de verificar a forma de tratamento dessa educação no passado. Subsequente a isso, empreende-se o fundamento teórico veiculado no Curso de Linguística Geral de Ferdinand de Saussure, para organizar o conceito de língua, necessário à compreensão de uma perspectiva que verse sobre a aquisição de linguagem. Por fim, aborda-se o aspecto teórico da aquisição de linguagem pela criança surda. Nele, enfatizam-se alguns estágios de aquisição da linguagem, mostrando a importância dos papéis da escola e do docente como mediadores dessa construção que contribui para a vida escolar e social da criança surda.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-06-21

Cómo citar

ROCHA, Aline Wieczikovski; MARCON, Andréia Mendiola.
A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELA CRIANÇA SURDA: UM OLHAR REFLEXIVO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 11, p. 104–115, 21 jun. 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11682. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR: Desafios para a formação educacional dos surdos: línguas de sinais, suas interfaces