PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DIMENSÃO INVESTIGATIVA
Abstract
Este trabalho aborda a prática de produção textual em uma aula de língua portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais) de uma escola pública da rede municipal no estado de Pernambuco, em 2016. O objetivo foi verificar as dificuldades apresentadas por um estudante, quando se pediu que ele produzisse uma carta pessoal. Os fundamentos teóricos voltam-se principalmente para uma concepção sociointeracional da linguagem, por meio dos gêneros. A metodologia consistiu na coleta do texto do aluno – uma carta pessoal –, tal como ele foi produzido, para que as análises pudessem ser realizadas. Os resultados mostram que a suposta carta produzida pelo estudante apresenta sérios problemas, tanto do ponto de vista da organização e do funcionamento do texto, quanto do uso da língua (aspectos gramaticais e ortográficos).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.