FOR A LITERARY THEORY OF KNOWLEDGE

reflections on literary making

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.4

Keywords:

Literature, Theory, Criticism, Knowledge

Abstract

The idea that literature can also be a knowledge experience for the reader is an already consolidated idea, however, it lacks a specific theory about this possibility. Therefore, this article aims to reflect on the epistemological potential of the literary phenomenon, its systematization into theoretical notes, as well as the reflection on the potential of these notes as a theoretical-literary basis for a possible literary theory of knowledge. For this, the text discusses some notions that revolve around such a discussion, namely, the notions of function, intention, sense, conscience, criticism and vector. It concludes that such notions are of fundamental importance for an author who aims to offer the reader a critical knowledge of social reality through literature.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Alex Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduado em Letras/Literatura pela FFP-UERJ, Especialista em Estudos Literários pela FFP-UERJ, Mestre em Letras pela UFF e Doutorando em Literatura Comparada pela UFF. Professor do ensino básico da rede pública do RJ.

Maria Elizabeth Chaves de Mello, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Realizou pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris, em 2008, defendeu mestrado (1986) e doutorado(1993) em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi professora de língua e literatura francesa na PUC-RIO (1988 a 1992) e de literatura brasileira na Université du Québec à Montréal, em 2002. Atualmente é professora titular, na pós-graduação em Estudos de Literatura, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora PQ1D, do CNPQ. Foi cientista do nosso estado da FAPERJ desde janeiro de 2012 até jalneiro de 2018. Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Literaturas Estrangeiras Modernas, principalmente nos seguintes temas: critica literária, literatura e historia, cruzamento de olhares França/Brasil, olhares sobre o Brasil, o Brasil no olhar de Machado de Assis, o Brasil no olhar de viajantes, tradução e construção de antologias. Orienta mestrado, doutorado, pós-doutorado. Em 2001, foi condecorada pelo governo francês com a medalha de Chevalier des Palmes Académiques. Coordena, desde 2011, o convênio entre a UFF e a Université de Paris 3, Sorbonne Nouvelle, onde é membro associado do CREPAL (Centre de Recherches sur les Pays Lusophones). Coordena também o convênio com a Université de Pau et des Pays de l´Adour.

References

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In.: Remate de Males. Campinas: 2012. p. 81-90. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992/3701>. Acesso em: 06 set. 2019.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Tradução de Maria Lúcia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

ECO, Umberto. Sobre a literatura. Tradução de Eliana Aguiar. 2 ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Editora Record, 2003.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. Coord. de ed., Margarida dos Anjos, Marina Baird Ferreira; lexicografia, Margarida dos Anjos... [et al.]. 4. ed. rev. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise: uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Tradução do original alemão: Luciana Villas-Boas Castelo-Branco. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.

LUCAS, Fábio. Vanguarda, História e Ideologia da Literatura. São Paulo: Ícone Editora, 1985.

LUKÁCS, Gyorgy. Marxismo e teoria da literatura. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2010.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Published

2022-02-28

How to Cite

SOUZA, Paulo Alex; MELLO, Maria Elizabeth Chaves de.
FOR A LITERARY THEORY OF KNOWLEDGE: reflections on literary making
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 63–84, 28 Feb. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16663. Acesso em: 5 jul. 2024.

Issue

Section

Estudos Literários