TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: ALÉM DE UMA PERSPECTIVA TÉCNICA

Autores

  • Fabiana Diniz Kurtz
  • Rosana Souza de Vargas
  • Rafaela Oliveira de Moura

Resumo

Diversos estudos vêm reiterando a fragilidade quanto ao papel e à presença de Tecnologias de Informação e Comunicação na educação e, em especial, na formação docente. Muito além do que formar técnicos ou agentes a serviço do mercado de trabalho, se espera que os futuros professores tenham, de fato, competências e habilidades intelectuais, também, quanto às potencialidades e limitações das TIC na educação. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de cunho teórico-conceitual com o objetivo de que os conceitos apresentados, de letramento digital, hipertextualidade, pensamento computacional e tecnologias como ferramentas cognitivas possam auxiliar a pauta de discussões e planejamentos de cursos de licenciatura. Para tanto, recorremos ao portal de periódicos da CAPES e a ferramenta de busca do Mendeley, além de elementos advindos de pesquisas anteriores. Percebemos, como uma espécie de resultados preliminares, que urge a qualificação de programas e cursos de licenciatura quanto a uma perspectiva teoricamente e empiricamente embasada quanto ao papel das TIC no ensino e formação docente, extrapolando o que se verifica no senso comum.

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Publicado

2018-06-17

Como Citar

KURTZ, Fabiana Diniz; DE VARGAS, Rosana Souza; DE MOURA, Rafaela Oliveira.
TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: ALÉM DE UMA PERSPECTIVA TÉCNICA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 139–158, 17 Jun 2018 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/9152. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Da Filosofia às TIC: um diálogo com várias Ciências