ENSINO DE GÊNERO DISCURSIVO: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE AULAS DE ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo geral, analisar de modo crítico, uma experiência de estágio com foco em atividades elaboradas e desencadeadas por uma professora em formação inicial, no curso de Letras Língua Portuguesa da UNIFESSPA. O conceito de gênero assume centralidade e é enriquecido por conceitos da perspectiva sociológica ou sócio-histórica de Mikhail Bakhtin (1997/1992, 2000, 2003). Este trabalho se justifica pela importância do processo de observação, levantamento de questões e realização de reflexões na construção e reconstrução do próprio conhecimento sobre o ensino de linguagem e de possíveis transformações em novas ações de ensino de língua materna, considerando a importância e perspectiva dos estudos dos gêneros a partir de diversos teóricos BUNZEN, 2004, 2006; DOLZ E SCHNEUWLY, 2004); MARCUSCHI, 2004, 2005, 2014; MEURER, 2004; MOTTA-ROTH, 2005; NININ, 2010, etc. O seguinte estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, na medida em que visa refletir sobre a prática docente com o foco nas aulas de Língua Portuguesa mediadas através do ensino de gêneros discursivos/textuais. Ao longo do estudo, constatamos algumas contribuições e reflexões, em termos de ensino e aprendizagem do trabalho realizado com base nos gêneros. Destacamos que o contato com o gênero artigo de opinião proporcionou aos professores e aos alunos a inserção em uma prática social de linguagem, que possibilitou a aprendizagem de aspectos que permitem ir além da linguagem verbal e escrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.