O SILÊNCIO DE TÂMIRIS, O LACÔNICO AQUILES, O SINUOSO ODISSEU – THAUMASTON, POESIA E MEMÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.12

Palavras-chave:

Poesia épica, Maravilhoso, Homero

Resumo

O presente artigo visa apresentar as diferentes modalizações através das quais o epos homérico deu ensejo à criação do maravilhoso (thaumaston) no discurso épico, destacando, entre outros, três personagens paradigmáticos que estão presentes em suas duas epopeias, a Ilíada e a Odisseia, mas que também aparecem em outros contextos genológicos (poesia lírica, drama, mito etc.). A partir do cotejo entre os caracteres dos personagens Tâmiris, Aquiles e Odisseu, e, consequentemente, de suas vozes poéticas inseridas no concerto geral do epos homérico, busca-se, dessarte, as origens do maravilhoso no discurso épico do Ocidente, também relacionadas com as Musas e a memória. Em outras palavras, a análise partirá da própria epopeia e não de conceitualizações posteriores a respeito do referido thaumaston, gestadas, por exemplo, pela Poética aristotélica ou pela República platônica, consistindo nisso sua contribuição.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Sena Wanderley, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

André de Sena Wanderley é Doutor em Letras. Professor da UFPE (Departamento de Letras/Teoria da literatura). Autor de obras teóricas autorais, a exemplo de Visões do ultrarromantismo: melancolia literária e modo ultrarromântico (2011, EDUFPE) e Notas sobre a literatura imaginativa (2020, EDUFPE), e obras organizadas, a exemplo de Literatura fantástica & afins (EDUFPE, 2012), Literatura fantástica e orientalismo (EDUFPE, 2013), Literatura fantástica em Pernambuco & Histórias de fantasmas (EDUFPE, 2015) e Literatura fantástica, casas mal-assombradas, metamorfoses (EDUFPE, 2020). É o idealizador e líder do Belvidera - Núcleo de Estudos Oitocentistas, e membro-pesquisador dos grupos de estudo Vertentes do Fantástico (UNESP-SP), Núcleo de Estudos sobre Gêneros (NIG-UFPE) e Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano (UFPE). Tem experiência na área de literatura, teoria e crítica literárias, poética, literatura comparada, especializando-se na literatura oitocentista brasileira e de outros países, com ênfase especial nas séries, gêneros, subgêneros e modalidades imaginativas (romantismo, ultrarromantismo, literatura fantástica, gótica, de horror, narrativas de viagem, contos de fadas, modo simbolista etc.), mas também interessado e estudioso de literatura antiga (clássica), medieval, renascentista, barroca e árcade. Também desenvolve trabalhos como compositor, músico e letrista no grupo Mar Assombrado. Homepage: www.andredesena.com

 

 

Referências

BRANDÃO. Jacyntho José Lins. Musa: arqueologia da ficção. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

HESÍODO. Obras y fragmentos. Madri: Gredos, 1978.

HOMERO. Ilíada. Lisboa: Cotovia, 2007.

HOMERO. Odisseia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

KRAUSZ, Luis S. As Musas: poesia e divindade na Grécia arcaica. São Paulo: Edusp, 2007.

PAJARES, Alberto Bernabé (Org.) Fragmentos de épica griega arcaica. Madri: Gredos, 1999.

LOURENÇO, Frederico. Introdução. In: HOMERO. Ilíada. Lisboa: Edições Cotovia, 2007. p. 7-25.

LOURENÇO, Frederico. Prefácio. In: HOMERO. Odisseia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 95-109.

PESSANHA, Neli Maria. A poesia de Arquíloco. 1989. 150f. Tese (Doutorado em Letras Clássicas - Língua e Literatura Grega) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1989. Disponível em: <https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/10366/1/46656.pdf> Acesso em 10 dez. 2020.

PLATÃO. Diálogos. Belém: Editora da UFPA, 1977.

SÓFOCLES. Fragmentos. Madri: Gredos, 1983.

TORRANO, Jaa. O mundo como função de Musa. In: HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. 3 ed. São Paulo: Iluminuras, 1995. p. 8-86.

TORRE, Emílio Suárez de la. Introducción general. In: TORRE. Emilio Suárez de la (Org.). Yambógrafos griegos. Madri: Gredos, 2002. p. 11-47.

TORRE. Emilio Suárez de la (Org.). Yambógrafos griegos. Madri: Gredos, 2002.

VIDAL-NAQUET, Pierre. O mundo de Homero. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

WANDERLEY, André de Sena.
O SILÊNCIO DE TÂMIRIS, O LACÔNICO AQUILES, O SINUOSO ODISSEU – THAUMASTON, POESIA E MEMÓRIA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 239–259, 28 Fev 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários