LETRAMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: análise dos posicionamentos enunciativos e discursivos em práticas letradas no curso de Pedagogia

Autores

  • Lillian Gonçalves de Melo IFNMG/Araçuaí

Palavras-chave:

Letramento acadêmico. Formação docente. Posicionamentos enunciativos. Modalizações.

Resumo

Neste artigo analisa-se os mecanismos enunciativos e discursivos em práticas letradas realizadas no decorrer do processo de formação desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia, de uma faculdade particular de ensino.  Para isso, adota-se os preceitos teóricos dos estudos do Letramento Acadêmico a partir de uma perspectiva social, cultural e discursiva, em que  letramento é concebido como um processo constituído de práticas sociais e interativas, envolvendo o protagonismo de sujeitos em formação. A  esse viés relaciona-se os subsídios advindos da Análise do Discurso, dos estudos sobre Identidade  e  Currículo do ponto de vista multicultural. Para analisar os discursos utilizou-se os mecanismos enunciativos, com foco nas modalizações e agenciamento de vozes, investigou-se também os operadores discursivos ou enunciativos. Os discursos analisados apresentaram posicionamentos enunciativos diversos, que retratam a complexidade que envolve o letramento acadêmico nas instâncias de ensino. No decorrer das análises percebeu-se que os sujeitos discursivos estão imersos em práticas letradas diversas, os acadêmicos vivenciam um processo de formação profissional, com reflexões que discutem supostos modos ideais de exercício no decorrer da profissão, modos de ensinar, além do preceito humanizador que abarca os interdiscursos direcionados para a formação humana. Há, em diversos excertos, o agenciamento de vozes sociais, tanto nos discursos da docente quanto nas exposições realizadas pelos discentes que se utilizam dessa prática para modalizar vários posicionamentos enunciativos. 


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Biografia do Autor

Lillian Gonçalves de Melo, IFNMG/Araçuaí

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG. Possui graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros, e Graduação em Letras Espanhol pela Universidade Aberta do Brasil - UAB. Área de pesquisa Estudos da Linguagem e do Discurso, Formação de Professores, estudos do Léxico, Variação Linguística, Cultura, Identidade e Povos Indígenas. Atualmente é professora do IFNMG- Campus Araçuaí.

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

DE MELO, Lillian Gonçalves.
LETRAMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: análise dos posicionamentos enunciativos e discursivos em práticas letradas no curso de Pedagogia
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 05–22, 4 Dez 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16727. Acesso em: 30 out 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos