O enunciado na construção de um deslocamento do sujeito: análise arqueológica de duas capas da revista Veja sobre o juiz Sérgio Moro

Autores

Palavras-chave:

Foucault, Análise do discurso, Arqueologia

Resumo

O presente trabalho busca refletir sobre os enunciados que entraram em circulação a partir de duas capas da revista Veja sobre o juiz Sérgio Moro - sendo que uma delas data de 2015 e a outra de 2019 - marcados por construções contraditórias por esse mesmo veículo de comunicação. Para isso, amparamo-nos no suporte teórico-metodológico vinculado à Análise Foucaultiana do Discurso, tendo em vista os conceitos de enunciado, jogos de verdade, sujeito e campo associado. Vale destacar que há modos de subjetivação associados a um domínio em torno de uma instância profissional na qual o sujeito é juiz, na primeira capa analisada e, na segunda, ministro da justiça. Entre práticas e representações, as linguagens verbal e não verbal apontam para o sujeito juiz que, no caso, encontrava-se em um lugar de (produção de) verdade, ao ser colocado em xeque, cujo símbolo metafórico de uma estátua se desmoronando acaba por deslocar esse efeito de verdade (de herói a vilão), através do estabelecimento de um jogo a partir de dois momentos históricos distintos nos quais o sujeito se inscreve.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anísio Batista Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL-UFU/FAPEMIG), Uberlândia/MG.

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; Membro e pesquisador do Grupo de Pesquisa Michel Foucault e os Estudos Discursivos (CNPq/UFAM) e do Grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura - FORPROLL/CNPq

Referências

ACHARD, P. Memória e Produção discursiva de sentido. In: ______ et al. Papel da Memória. Campinas: Pontes, 1999, p. 11-21.

COURTINE, J-J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EDUFSCAR, 2009.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 19. ed. Trad. E. M. J. Marcionilo. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

FOUCAULT, M. Poder e Saber. In: MOTTA, M. B. (org.). Michel Foucault: Estratégia, Poder-Saber. (Ditos & escritos IV). 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 222-305.

FOUCAULT, M. Sobre a arqueologia das ciências. “Resposta ao círculo de epistemologia”. In: FOUCAULT, M. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. (Col. Ditos e escritos II). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000, p. 82- 118.

FOUCAULT, Michel. Subjetividade e verdade: curso no Collège de France (1980-1981). Tradução Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016.

GREGOLIN, Maria do Rosário. AD: descrever – interpretar acontecimentos cuja materialidade funde linguagem e história. In: NAVARRO, Pedro (Org.). Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos. São Carlos: Claraluz, 2006, p. 19-34.

SILVEIRA, Éderson Luís; PEREIRA, Anísio Batista. Ney Matogrosso entre Butler e Foucault: sobre sujeitos e subversões de identidades. REVISTA X, v. 14, p. 240-255, 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

PEREIRA, Anísio Batista; SILVEIRA, Éderson Luís.
O enunciado na construção de um deslocamento do sujeito: análise arqueológica de duas capas da revista Veja sobre o juiz Sérgio Moro
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 108–123, 4 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos