A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM ATAS DA ASSOCIAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS DE LAGO DO JUNCO E LAGO DOS RODRIGUES – AMTR: UMA ANÁLISE A PARTIR FRAMES

Autores

Palavras-chave:

Semântica de Frames, Metáforas conceptuais, Atas, Sentido, Quebradeiras de coco.

Resumo

O conceito de frame foi introduzido por Charles Fillmore dentro da Semântica de Frames e abarca o entendimento do significado enquanto conhecimento enciclopédico, ou seja, os conhecimentos ligados às palavras e elementos como experiência e cultura, e à representação do significado da palavra (FILLMORE, 2006). Levando em consideração esse entendimento, neste artigo, buscamos descrever o processo de construção de sentido em atas a partir de uma análise pautada em frames. Para tanto, a metodologia adotada consiste na análise de um corpus formado por duas atas produzidas na quinquagésima quarta e na quinquagésima quinta Assembleia Geral Ordinária da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues- AMTR. Como resultados, pudemos identificar o acionamento e o fortalecimento do frame geral GUERRA por meio de correspondências semânticas com outros frames como RESGATE, DESTRUIÇÃO CULTURAL e INIMIGO, bem como por meio de metáforas conceptuais como PALMEIRA É UMA VÍTIMA e TEMPO É INIMIGO. Finalmente, consideramos que o uso de tais frames guia o discurso das quebradeiras, estando tais usos atrelados à história de vida das quebradeiras de coco e à atividade extrativista que exercem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lima da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Bolsita de Mestrado da Fundação de Amparo a Pesquisa e Desenvolvimento Científico - FAPEMA.  Graduada em Letras (português) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Monica Fontenelle Carneiro, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Língua Inglesa e em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Estrangeira também pela UFMA, Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora em Linguística e Pós-Doutora em Linguística também pela UFC. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLETRAS (Mestrado Acadêmico em Letras) do Campus de São Luís e do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLETRAS (Mestrado Acadêmico em Letras) do Campus de Bacabal

Referências

DUQUE, P. H. Discurso e cognição: uma abordagem baseada em frames. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 39, p. 25-48, 2015.

FERRAREZI JR., Celso. Semântica. São Paulo. Parábola, 2019.

FILLMORE, Charles J. Frame semantics. In: Cognitive linguistics: basic readings / edited by Dirk Geeraerts. 2006, 373-400p.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. (coordenação da tradução Mara Sophia Zanotto) - Campinas, SP: Mercado de Letras, São Paulo: Educ., 2002.

LAKOFF, George. Simple Framing. An introduction to framing and its uses in politics. Last modified Tuesday, February 14, 2006a.

LAKOFF, George. Conceptual metaphor. The contemporary theory of metaphor. In: Cognitive linguistics: basic readings / edited by Dirk Geeraerts. 2006b, 373-400p.

LAKOFF, George. Why it Matters How We Frame the Environment, Environmental Communication, 4:1, 70-81, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/17524030903529749. Acesso em: 22 de set. 2020.

NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A polifonia de locutores no gênero ata: estratégia semântico-argumentativa. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 8 - n. 2 - p. 112-130 - jul./dez. 2012.

VAN DIJK, Teun A. Movimentos sociais, frames e cognição: uma revisão crítica. Tradução: Leonardo Mozdzenski (Coord.), Adriano Dias de Andrade e Laura Jorge Nogueira Cavalcanti. Revista Investigações. Recife, v. 30, n. 2, p. 173-219, jul./dez. 2017.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

SILVA, Mariana Lima da; CARNEIRO, Monica Fontenelle.
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM ATAS DA ASSOCIAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS DE LAGO DO JUNCO E LAGO DOS RODRIGUES – AMTR: UMA ANÁLISE A PARTIR FRAMES
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 71–90, 4 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos