O CONTO COMO FORMA DE DUAS NARRATIVAS NA COLETÂNEA TORTURAS DE AMOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.10

Palavras-chave:

Narrativa implícita, Torturas de amor, Gênero conto

Resumo

Deparar-se com os contos presentes em Torturas de amor, coletânea de textos escritos por escritores nordestinos, baseados no gênero musical Brega e organizada por Bruno Gaudêncio, é encontrar diversos universos líricos, com representações distintas de amor. As narrativas aqui tomadas, a saber, “É impossível acreditar que perdi você”, de Roberto Menezes e “Eu hoje quebro essa mesa”, de Bráulio Tavares, no entanto, não são analisadas, ao menos prioritariamente, à luz desse fecundo campo temático que é o amor. Ler tais narrativas, por mais que sejam atrativas pelo conteúdo catártico, possibilita também o contato com a forma conto, considerando o texto como processo e como estrutura, sem, é claro, desconsiderar o conteúdo, entendendo-os de maneira articulada (cf. EAGLETON, 2011, p. 46). Desse modo, uma das possibilidades de abordagem da configuração formal do conto é a que propõe Piglia (2004), acerca de, no conto, haver a coexistência de duas narrativas, uma explícita e outra mais implícita, mas ambas de grande valia para a compreensão do gênero. Os contos aqui abordados apresentam, a partir de suas propostas, a estrutura defendida por Piglia (2004). Assim, o objetivo deste estudo é analisar as duas narrativas apontadas pelo teórico citado em dois contos da coletânea Torturas de amor, que chegou ao mercado editorial em 2019 para somar à vasta produção contemporânea de contos. Daí a importância de ser tomada como objeto de estudos literários.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Netanias Mateus de Souza Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance II: As formas do tempo e do cronotopo. 1. Ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia etécnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense,

, p. 197-221.

CORTÁZAR, Julio. “Alguns aspectos do conto”. In Valise de cronópio. Trad. Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1974.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

GAUDÊNCIO, Bruno. Torturas de amor. Guaratinguetá, SP: Penalux, 2019.

LUCIANO, Aderaldo. Trilha sonora, escrita e cantada. In. Torturas de amor. Guaratinguetá, SP: Penalux, 2019.

PIGLIA, Ricardo. Formas Breves. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

REIS, Carlos & LOPES, Ana Cristina. Dicionário de Teoria da Narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

VELÔZO, Paula. O Brega, os Meios e as Novas Tecnologias: Relações de Poder e Representação nos Meios Audiovisuais. In. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Recife, 2011.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Castro, N. M. de S., & Castro, A. M. de S. . (2022). O CONTO COMO FORMA DE DUAS NARRATIVAS NA COLETÂNEA TORTURAS DE AMOR. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 195–215. https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.10

Edição

Seção

Estudos Literários