PENSAR E FAZER PENSAR “UTILIDADES” POÉTICAS E ARTÍSTICAS

Autores

  • Rafaela de Abreu Gomes Estudante de Doutorado - Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Ceará.
  • Odalice de Castro Silva Professora Titular de Teoria da Literatura e de Literatura Comparada nos cursos de Letras e de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Palavras-chave:

Poesia, Leitura, Artífice, Leitor.

Resumo

Esta é uma reflexão acerca de algumas perguntas, consideradas mais “utilitárias”, possíveis de serem lançadas para os exercícios de leitura de textos ficcionais e/ou poéticos, bem como para o universo artístico, de modo mais amplo. A partir, sobretudo, de comentários do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899 – 1986) e de anotações do artista pernambucano Francisco Brennand (1927 – 2019), construímos um percurso para pensarmos a respeito de questões, desde a interrogação “para que serve?”, em relação ao universo artístico. Verificamos que, mais que respostas possíveis à questão lançada, é fundamental trazer a natureza desse questionamento ao centro de nossas discussões, a fim de pensarmos, sobretudo, em seus motivos. Isto foi o que nos propusemos, ao longo deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela de Abreu Gomes, Estudante de Doutorado - Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Ceará.


É graduada em Letras: Português e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2013), mestre em Literatura Comparada (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC, e estudante do Doutorado Acadêmico em Letras no referido programa de pós-graduação. Desde 2010, é membro do grupo de pesquisa "Espaços de leitura: cânones e bibliotecas". Em maio de 2019, publicou o livro "Um vislumbre a caminho: a humana poesia de João Cabral".

Odalice de Castro Silva, Professora Titular de Teoria da Literatura e de Literatura Comparada nos cursos de Letras e de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1969), graduação em Letras- Italiano pela Universidade Federal do Ceará (1972), graduação em Letras - Francês pela Universidade Federal do Ceará (1969), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1991) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é pesquisadora da Universidade Nova de Lisboa e Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: influência, ficção, campo literário, leitura e história.

Referências

BRENNAND, Francisco. O nome do livro: diários de Francisco Brennand. Diário de Francisco Brennand. Vol. I: 1949 – 1979. Recife/Rio de Janeiro: Inquietude, 2016.

BRENNAND, Francisco. O nome do livro: diários de Francisco Brennand. Diário de Francisco Brennand. Vol. II: 1980 – 1989. Recife/Rio de Janeiro: Inquietude, 2016.

BRENNAND, Francisco. O nome do livro: diários de Francisco Brennand. Vol. III: 1990 – 1999. Diário de Francisco Brennand. Recife/Rio de Janeiro: Inquietude, 2016.

BORGES, Jorge Luis; FERRARI, Osvaldo. Sobre os sonhos e outros diálogos. Tradução e organização de John O’Kuinghttons. São Paulo: Hedra, 2009a.

BORGES, Jorge Luis. o outro, o mesmo. Tradução de Heloisa Hahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2009b.

BORGES, Jorge Luis. esse ofício do verso. 2 ed. Tradução de José Marcos Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

GOGH, Vincent van. Correspondência. Livros eletrônicos. Formato: ePub. Tradução L&PM Editores, 1997. Porto Alegre – RS.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

GOMES, Rafaela de Abreu; SILVA, Odalice de Castro.
PENSAR E FAZER PENSAR “UTILIDADES” POÉTICAS E ARTÍSTICAS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 6, n. 17, p. 285–295, 26 Jan 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários