TORNAR-SE OUTROS ESCRITOS: CLARICE LISPECTOR ALÉM DA RELAÇÃO SER-HOMEM E SER-MULHER

Autores

  • Luciana de Barros Ataide Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Palavras-chave:

Clarice Lispector. Existência. Tornar-se.

Resumo

Partindo do aporte fenomenológico-hermenêutico é possível compreender que a literatura de Clarice Lispector não se trata apenas da arte da palavra e do silêncio, mas uma forma de conhecimento que desvela o ser numa nudez sem conceitos. Assim, esse estudo primará pela análise de dois contos que compõem a obra Laços de família (1998), a saber, “Amor” e “A imitação da rosa” e dos quatro contos inéditos que compõe a coletânea da obra Outros escritos (2005) com objetivo de apresentar, nesses textos, a representação de uma identidade de mulher que converge para o plano da identidade do ser humano. Isso porque, muito além de traçar um panorama acerca do papel da mulher na sociedade, essas produções da escritora apresentam temas como existência e liberdade, linguagem e realidade, o eu e o mundo por meio de um mapa das sensações que revelam ondas sutis e imperceptíveis a uma racionalização acostumada com a organização dos papeis que os seres precisam desenvolver socialmente. Dessa forma, estudiosos como Martin Heidegger e Simone de Beauvoir serão indispensáveis ao estudo proposto, já que os aspectos acerca da insatisfação e da incompletude dos seres se fazem presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. v. 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980a.

______. O segundo sexo: a experiência vivida. v. 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980b. FERRAZ, Antonio Máximo. Liberdade. In: Convite ao pensar. Organização de Manuel Antônio de Castro, et. al. 1ª edição. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014.

HEIDEGGER, Martin. Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude e solidão.

Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

__________________. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 1999. Parte (I e II).

LISPECTOR, Clarice. Outros escritos. Organização de Tereza Montero e Lícia Manzo. – Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

_________________. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

TAVARES, Renata. Humano. In: Convite ao pensar. Organização de Manuel Antônio de Castro, et. al. 1ª edição. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

ATAIDE, Luciana de Barros.
TORNAR-SE OUTROS ESCRITOS: CLARICE LISPECTOR ALÉM DA RELAÇÃO SER-HOMEM E SER-MULHER
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 43–57, 16 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários