UM OLHAR SOBRE O EXÍLIO INTELECTUAL E O AMADORISMO EM LIMA BARRETO E ORSON WELLES

Autores

  • Dirlenvalder do Nascimento Loyolla Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Palavras-chave:

Lima Barreto. Orson Welles. Edward Said. Representações do intelectual. Exílio metafísico.

Resumo

O ensaio propõe uma análise comparativa entre o escritor brasileiro Lima Barreto (1881-1922) e o cineasta norte-americano Orson Welles (1915-1985) quanto à noção do exílio metafísico que é proposta por Said (2005). O objetivo do trabalho é analisar o caráter dissonante das posturas tanto de Barreto quanto de Welles quando do lançamento de suas primeiras obras de impacto em seus respectivos campos de trabalho, a saber, o romance Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) e o filme Cidadão Kane [Citizen Kane] (1941). De certo modo, tanto o romancista quanto o diretor de cinema, ao lançarem as obras supracitadas, atacaram figuras públicas extremamente poderosas de seu tempo, como o jornalista Edmundo Bittencourt, dono do jornal Correio da Manhã, no caso de Lima Barreto, e o jornalista e magnata das telecomunicações William Randolph Hearst, no caso de Orson Welles. A partir das concepções de Edward Said (2005) acerca do conceito de exílio metafísico e amadorismo, discute-se, portanto, o caráter “suicida” tanto de Barreto quanto de Welles ao buscarem afirmar sua natureza de intelectuais combativos.

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Biografia do Autor

Dirlenvalder do Nascimento Loyolla, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Literatura e Práticas Sociais. Professor da Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (FALET) do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

LOYOLLA, Dirlenvalder do Nascimento.
UM OLHAR SOBRE O EXÍLIO INTELECTUAL E O AMADORISMO EM LIMA BARRETO E ORSON WELLES
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 13, p. 214–229, 18 Dez 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/12520. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Ensaio