MESMO QUE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA NOÇÃO DE DINÂMICA DE FORÇAS

Autores

Palavras-chave:

Dinâmica de forças, Linguística cognitiva, mesmo.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa ainda em desenvolvimento sobre usos e funções de “mesmo” no português falado e escrito do Amazonas. Os objetivos traçados, dentro do recorte, consistem em: identificar os usos de “mesmo” em corpus escrito do Amazonas e aplicar o conceito de dinâmica de forças, na esteira de Talmy (2000), para quem a Dinâmica de Forças é a interação de forças exercidas pelos elementos constitutivos do complexo cênico, estando associada à experiência de movimentação e de pressão humana (GONÇALVES-SEGUNDO, 2015, p. 164). Tendo como suporte teórico a Linguística Cognitiva, a pesquisa fundamentou-se em autores como Langacker (2008) e Talmy (2000) e em estudiosos da Língua Portuguesa como Duque e Costa (2012); Ferrari (2012); Gonçalves-Segundo (2015), entre outros. Os dados analisados foram extraídos de amostras de dois jornais de Manaus (capital do Amazonas):  A Crítica e O Diário do Amazonas. Foram coletadas 120 amostras nos anos de 2017 e 2018. Os procedimentos de coleta dos dados pautaram-se nos modelos da Sociolinguística variacionista.  As análises realizadas em fragmentos com a presença de usos de “mesmo” evidenciaram o fenômeno de dinâmica de forças nos contextos em que o “mesmo” tem a função de conjunção concessiva.

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Biografia do Autor

Marcilene da Silva Nascimento Cavalcante, Universidade Federal Fluminense

Estudo doutorado no programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense em Niterói - RJ;  Mestre em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional da Colômbia - Sede Amazônia-Letícia, na área de História e Cultura Amazônicas (2011); título reconhecido pela Universidade Federal do Pará em 15 de outubro de 2014 - Res.: N. 4.578 CONSEPE; especialista em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Amazonas(2004); licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Atualmente sou professora assistente II da Universidade Federal do Amazonas - Sede Instituto de Natureza e Cultura em Benjamin Constant (desde 2006) . Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Sociolinguística.

 

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

CAVALCANTE, Marcilene da Silva Nascimento.
MESMO QUE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA NOÇÃO DE DINÂMICA DE FORÇAS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 13, p. 147–162, 18 Dez 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11851. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos