OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM HOTELARIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: reflexões sobre estágio supervisionado

Autores

  • Jonilson Costa Correia Universidade Federal do Maranhão

Resumo

THE CHALLENGES OF REMOTE HOSPITALITY TEACHING IN TIMES OF PANDEMICS: reflection on the supervised internship

Resumo: este estudo teve o objetivo de investigar como os estudantes do curso de hotelaria e que estejam matriculados nos estágios olham a aprendizagem prática neste contexto de pandemia. A metodologia se desenvolve a partir de um duplo caminho: a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Como forma de operacionalizar este objetivo foi aplicado um questionário para os alunos dos estágios I e II do Curso de Hotelaria, cujo objetivo era capturar as percepções que eles têm sobre as atividades desenvolvidas no período de 2020.2. A pesquisa demonstrou como essa realidade tem sido enfrentada pelos alunos, e a partir de suas falas foi possível, também, identificar as fragilidades do processo de aprender e ensinar no período de pandemia, principalmente no estágio que é em sua essência um componente prático e que antes exigia-se que fosse realizado de forma presencial.

Palavras-chave: desafios; ensino remoto; hotelaria.

Abstract: this study aimed to investigate how hotel management students enrolled in internships view practical learning in this pandemic context. The methodology is based on a qualitative approach, and is developed from a double path: the literature review and the case study. As a way to operationalize this objective, a semi-structured questionnaire was applied to students enrolled in stages I and II of the Hospitality Course, whose objective was to capture the perceptions they have about the activities developed in the period 2020.2. The research showed how this reality has been faced by students, and from their speeches it was also possible to identify the weaknesses of the process of learning and teaching in the pandemic period, especially in the internship that is in its essence a practical component and that before it was required to be done in person.

 

Keywords: challenges; remote teaching; hospitality.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonilson Costa Correia, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação (FaE - UFMG). Mestre em Educação (UFMA). Professor do Departamento de Turismo e Hotelaria -UFMA. Coordenador do Núcleo de Projetos e Pesquisas em Hotelaria - UFMA.

Referências

ALVES. M. A. M. Estágio: utopia ou realidade? a experiência da coordenação de estágio da escola de biblioteconomia da unirio. Revista ACB, v. 18, n. 1, p. 829-845, 2013.

ANDRÉ, Marli. E. D. Afonso de. Estudo de caso em pesquisa educacional. 3. ed. Brasília, DF: Liber Livro Editora, 2008. (Série Pesquisa, v. 13).

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275.

BEZERRA, Stéfani Clara da Silva. SILVA, Alexandre Antônio Bruno da. GARCEZ FILHO José Evandro da Costa. O ensino remoto na rede de ensino público durante a pandemia: discussão acerca da universalização do acesso. Revista de Direitos Sociais e Políticas Públicas, v. 7, n.1, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria/MEC nº 544/2020. Brasília, DF: MEC, 2020e. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/documentos/notatecnica. Acesso em: 20 de agosto de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n º 9.394/96. Brasília, DF: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Medida Provisória n° 934/2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior. Brasília, DF: MEC, 2020a. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas- provisorias. Acesso em: 20 ago.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 05/2020. Brasília, DF: MEC, 2020c. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/documentos/notatecnica. Acesso em: 20 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior n.º146/2002. Brasília, DF: MEC, 2002. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias. Acesso em: 20 ago. 2020

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n º 343/2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Brasília, DF, 2020d. Disponível em: https://www.semesp.org.br/legislacao/portaria-no-343-de-17-de-marco-de-2020. Acesso: 15 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica nº 17/2020. Brasília, DF: MEC, 2020b. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/documentos/notatecnica. Acesso em 20 de agosto de 2020.

COSTA. C. B. Uma história sonhada. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 17, n. 34, p. 52-65, 1997.

GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E. S. de; ALMEIDA, W.A. de. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MOREIRA. C. de L.; TONON, T. C A. Desafios de estudantes concluintes do curso de bacharelado em enfermagem, diante do estágio supervisionado e a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, 2021.

MORIN, Edgar; DÍAZ, Carlos J. D. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.

PAIM, E. A. Memórias e experiências do fazer-se professor. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.

REINALDO, T. B. dos Santos; PRIVADO, R. J. P. Os desafios ao professor de estágio supervisionado em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p. 35046-35058, apr., 2021.

SENGE, Peter. Escolas que aprendem: um guia da quinta disciplina para educadores, Pais e Todos que se Interessam por Educação. Porto Alegre: Artmed, 2005.

UFMA. Aditivo às Normas Específicas de Estágio do Curso de Hotelaria no período de 2020.1. São Luís: UFMA, 2020a. Disponível em: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/xzpukG9ox7HIfgv.pdf. Acesso: 11 ago. 2020.

UFMA. Instrução Normativa nº 04/2020 – PROEN. Dispõe sobre estágio curricular obrigatório no período letivo 2020.1 no âmbito dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Maranhão, em função da pandemia da COVID-19. São Luís, UFMA, 2020b. Disponível em: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/xzpukG9ox7HIfgv.pdf. Acesso: 11 ago. 2020.

UFMA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Hotelaria. São Luís: UFMA, 2019. Disponível em: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/xzpukG9ox7HIfgv.pdf. Acesso: 11 ago. 2020.

UFMA. Resolução CONSEPE nº 1.999/2020. Dispõe sobre o Calendário Acadêmico Especial da Graduação em virtude da situação decorrente do novo Coronavírus (SARS-COV-2 /COVID-19). São Luís: UFMA, 2020c. Disponível em: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/xzpukG9ox7HIfgv.pdf. Acesso: 11 ago. 2020.

UFMA. Resolução nº 1.191-CONSEPE, de 03 de outubro de 2014. São Luís: UFMA, 2014.. Disponível em: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/xzpukG9ox7HIfgv.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

CORREIA, Jonilson Costa.
OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM HOTELARIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: reflexões sobre estágio supervisionado
. Revista Turismo & Cidades, v. 3, n. 7, p. 102–118, 30 Set 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/17514. Acesso em: 19 dez 2024.