“TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS” E PERSISTÊNCIA DAS DESIGUALDADES DE ACESSO À ESCOLA

Auteurs-es

  • Antonio Paulino de Sousa
  • Kátia Cilene Ferreira França
  • Paulo Cesar Garré Silva

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp1545-1568

Mots-clés :

Estratificação linguística, desigualdade social, desigualdade escolar, transformação sociocultural

Résumé

Este artigo utiliza dados empíricos fornecidos por estudantes de escolas públicas e privadas, analisados à luz dos teóricos Labov, Bourdieu e Bernstein. A partir da análise das disciplinas preferidas pelos estudantes e dos seus discursos orais e escritos, mostra que a estratificação linguística está correlacionada com as desigualdades sociais e escolares, sendo que os estudantes das classes favorecidas levam vantagem em relação aos estudantes das classes desfavorecidas no acesso à escola, que possui um código linguístico distante desses estudantes e próximo daqueles. Conclui que a escola opera um processo de naturalização das desigualdades sociais, visto que, nesse modelo escolar, não se vislumbra um processo de transformação sociocultural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-09-27

Comment citer

SOUSA, Antonio Paulino de; FRANÇA, Kátia Cilene Ferreira; SILVA, Paulo Cesar Garré.
“TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS” E PERSISTÊNCIA DAS DESIGUALDADES DE ACESSO À ESCOLA
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 1545–1568, 27 sept. 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9879. Acesso em: 22 juill. 2024.