“TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS” E PERSISTÊNCIA DAS DESIGUALDADES DE ACESSO À ESCOLA

Autores/as

  • Antonio Paulino de Sousa
  • Kátia Cilene Ferreira França
  • Paulo Cesar Garré Silva

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp1545-1568

Palabras clave:

Estratificação linguística, desigualdade social, desigualdade escolar, transformação sociocultural

Resumen

Este artigo utiliza dados empíricos fornecidos por estudantes de escolas públicas e privadas, analisados à luz dos teóricos Labov, Bourdieu e Bernstein. A partir da análise das disciplinas preferidas pelos estudantes e dos seus discursos orais e escritos, mostra que a estratificação linguística está correlacionada com as desigualdades sociais e escolares, sendo que os estudantes das classes favorecidas levam vantagem em relação aos estudantes das classes desfavorecidas no acesso à escola, que possui um código linguístico distante desses estudantes e próximo daqueles. Conclui que a escola opera um processo de naturalização das desigualdades sociais, visto que, nesse modelo escolar, não se vislumbra um processo de transformação sociocultural.

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Publicado

2018-09-27

Cómo citar

SOUSA, Antonio Paulino de; FRANÇA, Kátia Cilene Ferreira; SILVA, Paulo Cesar Garré.
“TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS” E PERSISTÊNCIA DAS DESIGUALDADES DE ACESSO À ESCOLA
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 1545–1568, 27 sep. 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9879. Acesso em: 22 jul. 2024.