POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO: impasses e desafios contemporâneos
Mots-clés :
Políticas Públicas, EducaçãoRésumé
Políticas Públicas da Educação: impasses e desafios contemporâneos é o tema que compõe o Dossiê Temático deste número da Revista de Políticas Públicas (RPP), periódico científico semestral publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Esse número da RPP traz dois destaques importantes. O primeiro diz respeito ao privilégio concedido ao campo da educação, particularmente,às políticas públicas situadas nessa área, que se reconfiguram no atual contexto de reoordenamento do Estado brasileiro. Reoordenamento que se caracteriza, dentre tantas determinações e expressões, pela metódica diluição das fronteiras entre público e privado com uma tendência de regressividade do ensino público nos diferentes níveis. O segundo destaque apresentado por essa edição da RPP é a virtuosa articulação acadêmica desenvolvida entre o PPGPP e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA. Desta articulação derivou a entrevista com a profaª Dalila Andrade Oliveira, coordenadora geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado) e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) feita pela profaª Lélia Cristina Silveira de Moraes. Da articulação entre os dois Programas resultou, ainda, a resenha elaborada pelo prof. Moacir Gadotti, Diretor do Instituto “Paulo Freire”, do livro “Pedagogia do Oprimido”, intitulada, sugestivamente, Por que continuar lendo Pedagogia do Oprimido? Na resenha do livro de Paulo Freire, o prof. Gadotti lembra a grande contribuição desse educador à luta pelo direito a uma educação emancipadora e o legado que deixou sob a forma de “uma filosofia educacional e um método de investigação e de pesquisa ancorados numa antropologia e numa teoria do conhecimento, imprescindíveis na formação do educador”.Dada a diversidade dos objetos de estudo abordados pelos autores selecionados para essa edição da RPP, a Comissão Editorial optou por apresentar os artigos em ordem alfabética dos seus títulos, tanto no que se refere aos que compõem o Dossiê Temático quanto aos da seção de Temas Livres.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Comment citer
SANTANA, Raimunda Nonata do Nascimento; SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos.
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO: impasses e desafios contemporâneos
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 293–295, 1 août 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1403. Acesso em: 22 nov. 2024.Numéro
Rubrique
Editorial
Licence
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.