POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO: impasses e desafios contemporâneos

Autores/as

  • Raimunda Nonata do Nascimento Santana Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Salviana de Maria Pastor Santos Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Palabras clave:

Políticas Públicas, Educação

Resumen

Políticas Públicas da Educação: impasses e desafios contemporâneos é o tema que compõe o Dossiê Temático deste número da Revista de Políticas Públicas (RPP), periódico científico semestral publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Esse número da RPP traz dois destaques importantes. O primeiro diz respeito ao privilégio concedido ao campo da educação, particularmente,às políticas públicas situadas nessa área, que se reconfiguram no atual contexto de reoordenamento do Estado brasileiro. Reoordenamento que se caracteriza, dentre tantas determinações e expressões, pela metódica diluição das fronteiras entre público e privado com uma tendência de regressividade do ensino público nos diferentes níveis. O segundo destaque apresentado por essa edição da RPP é a virtuosa articulação acadêmica desenvolvida entre o PPGPP e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA. Desta articulação derivou a entrevista com a profaª Dalila Andrade Oliveira, coordenadora geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado) e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) feita pela profaª Lélia Cristina Silveira de Moraes. Da articulação entre os dois Programas resultou, ainda, a resenha elaborada pelo prof. Moacir Gadotti, Diretor do Instituto “Paulo Freire”, do livro “Pedagogia do Oprimido”, intitulada, sugestivamente, Por que continuar lendo Pedagogia do Oprimido? Na resenha do livro de Paulo Freire, o prof. Gadotti lembra a grande contribuição desse educador à luta pelo direito a uma educação emancipadora e o legado que deixou sob a forma de “uma filosofia educacional e um método de investigação e de pesquisa ancorados numa antropologia e numa teoria do conhecimento, imprescindíveis na formação do educador”.Dada a diversidade dos objetos de estudo abordados pelos autores selecionados para essa edição da RPP, a Comissão Editorial optou por apresentar os artigos em ordem alfabética dos seus títulos, tanto no que se refere aos que compõem o Dossiê Temático quanto aos da seção de Temas Livres.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raimunda Nonata do Nascimento Santana, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Dra. em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJMembro da Comissão Editorial da Revista de Políticas Pública

Salviana de Maria Pastor Santos Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Dra. em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMAMembro da Comissão Editorial da Revista de Políticas PúblicaPesquisadora Nível - 2 do CNPq

Cómo citar

SANTANA, Raimunda Nonata do Nascimento; SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos.
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO: impasses e desafios contemporâneos
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 293–295, 1 ago. 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1403. Acesso em: 22 nov. 2024.