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Vol. 23 Núm. 2 (2019): REFORMAS REGRESSIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS: afirmação do direito à educação como desafio contemporâneo
Vol. 23 Núm. 2 (2019): REFORMAS REGRESSIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS: afirmação do direito à educação como desafio contemporâneo
Publicado:
2019-12-23
Expediente
Expediente
Editor da Revista Políticas Públicas
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
Raimunda Nonata do Nascimento Santana, Salviana de Maria Pastor Santos Sousa
461-464
PDF (Português (Brasil))
Artigos - Dossiê Temático
A (IN)SEGURANÇA SILENCIOSA NOS CÂMPUS UNIVERSITÁRIOS: estudo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Max André Antonio Rodrigues, Daniela de Castro Melo
465-480
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p465-480
A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO NO COMBATE À POBREZA: a visão de profissionais que atuam com populações empobrecidas
Adir Valdemar Garcia, Rafael Monteiro da Silva
481-500
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p481-500
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O FIM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO AS CONHECEMOS: questões para reflexões de futuro
Clarice Aparecida Santos
501-513
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p501-513
A INCONSTITUCIONALIDADE DO MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO”
Ane Elisa Perez, Mariana Gomes Mascarenhas
514-533
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p514-533
DO PISA AO SISPAE: o estímulo ao estreitamento curricular
Cassio Vale, Maria do Socorro Vasconcelos Pereira, Francisco Willams Campos Lima
534-548
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p534-548
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: uma análise da experiência da UFMA do Maranhão
Josie Amaral Bastos, Valéria Ferreira Santos Almada Lima
549-565
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p549-565
IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS BRASILEIROS
Roselia Rodrigues dos Santos Lisboa, Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes, Wandillson Alisson Silva Lima
566-585
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p566-585
NARRATIVAS SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO EM DISPUTA: luzes antropológicas para compreender as mobilizações juvenis
Valdeci Reis
586-604
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p586-604
O DIREITO À EDUCAÇÃO EM RISCO: a influência dos “sem partido” e dos “sem escola” na legislação educacional brasileira
Simone de Fátima Flach, Carina Alves da Silva Darcoleto
605-620
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p605-620
OS DESAFIOS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA
Juscislayne Bianca Tavares de Morais, Maria D'alva Macedo Ferreira
621-639
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p621-639
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: dimensões da oferta, acesso e qualidade
Petula Ramanauskas Santorum e Silva, Paulo Gomes Lima
640-656
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p640-656
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO: em análise a escola de tempo integral regular
Maria Alda de Sousa Alves, Marciana Silva de Oliveira
657-674
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p657-674
PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: um retrospecto da política de estímulo à ciência, tecnologia e inovação
Cristina Camila Teles Saldanha, Letícia Miguel Fontoura de Oliveira, Victor Barros Aburachid, André Dell’Isola Denardi
675-694
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p675-694
SOCIEDADE CIVIL E BASES DA EDUCAÇÃO: novo tempo para manifestos ou manifestos para novo tempo?
Urânia Flores da Cruz Freitas
695-715
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p695-715
TRABALHO E EDUCAÇÃO: algumas considerações sobre as mudanças no mundo do trabalho e a expansão do ensino superior da rede privada de Manaus/AM
Selma Suely Baçal de Oliveira, Elourdiê Macena Corrêa
716-725
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p716-725
Entrevista
REFORMAS REGRESSIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS: afirmação do direito à educação como desafio contemporâneo - Entrevista especial com Márcia Ângela Aguiar
Lélia Cristina Silveira de Moraes
726-728
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p726-728
Resenha
FREITAS, Luis Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018. 160 p.
Carlos José de Melo Moreira
729-734
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/10.18764/2178-2865.v23n2p729-734
Artigos - Temas livres
ABORDAGENS INSTITUCIONALISTAS E AS CONTRIBUIÇÕES NA ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Leticia Andrea Chechi, Cátia Grisa
735-753
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p735-753
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS
Fabio Freitas da Silva, Geísa Pereira Marcilio Nogueira, Ítalo de Oliveira Matias, Ludmila Gonçalves da Matta, Aldo Shimoya
754-770
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p754-770
AVALIAÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA HOSPITAIS DE PEQUENO PORTE: um referencial para a efetividade
Maria Olivia Costa, Ricardo Viana Sales
771-785
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p771-785
FAILURES IN BRAZILIAN PUBLIC SOCIAL PROGRAMS TO REDUCE EXTREME POVERTY: case study Porto Alegre for all
Gabriel R D Levrini
786-806
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p786-806
GRANDES PROJETOS URBANÍSTICOS E PADRÃO DE GOVERNANÇA: Programa Lagoas do Norte em Teresina – Piauí
Edmundo Ximenes Rodrigues Neto, Antônia Jesuita de Lima
807-828
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p807-828
O JUDICIÁRIO E AS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA COMO SUJEITOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Maria Ozanira Silva e Silva, Roberta Silva Vasconcelos
829-843
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p829-843
PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DO MARANHÃO (1999-2016)
Laís Viera Trevisan, Alison Geovani Schwingel Franck, Rodrigo Abbade da Silva, Daniel Arruda Coronel
844-862
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p844-862
PARTICIPAÇÃO E DELIBERAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: desafios e potencialidades dos Fóruns Regionais de Governo
Flávia de Paula Duque Brasil, Ricardo Carneiro, Fernando Resende Anelli, Luísa de Paulo Longuinho
863-881
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p863-881
VIOLÊNCIAS DO ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA EM MOÇAMBIQUE PÓS-INDEPENDÊNCIA
Albino Massimaculo, Dijaci David Oliveira, Telma Ferreira do Nascimento Durães
882-905
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p882-905
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POLÍTICAS PÚBLICAS E REPARAÇÕES PARA A POPULAÇÃO NEGRA: políticas de igualdade racial e educação
939
QUESTÃO SOCIAL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL
920
ENSAIO INICIAL SOBRE POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: indicações políticas para a política de assistência social
892
ESTRATÉGIAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS INCENTIVADOS PELA LEI DE INCENTIVO À CULTURA
632
HAIDER, Asad. Armadilha da identidade: raça e classe nos dias de hoje. Tradução: Vinicius Liberato. São Paulo: Editora Veneta, 2018. 144 p.
618
CAIO PRADO JUNIOR. “FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO: Colônia”
482
FAMILISMO E POLÍTICA SOCIAL: aproximações com as bases da formação sócio-histórica brasileira
479
A ADMISSIBILIDADE DA TORTURA NA DEMOCRACIA BRASILEIRA
472
O DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO DETERMINANTE DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
369
MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O SENTIDO HISTÓRICO DA PANDEMIA COVID 19
361
SENTIDO E VALOR DA SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER
361
AJUSTE FISCAL E SEGURIDADE SOCIAL: retrocessos e desafios em tempos de ofensiva conservadora
336
A DIMENSÃO HISTÓRICA E POLÍTICA DA LEI 10.639/03 ‘A CONTRAPELO’ DO CAPITAL INCENDIÁRIO
330
VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TEMPOS DE COVID-19
323
MULHERES E DIREITOS HUMANOS: uma perspectiva normativa acerca do enfrentamento da violência de gênero
306
POLITICAS PÚBLICAS PARA DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES: situação atual e Educação como alternativa
290
Expediente
281
Expediente
275
A CENTRALIDADE DA FAMÍLIA NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: contribuições para o debate
274
POLÍTICAS PÚBLICAS: definições, processos e constructos no século XXI
272