SOCIOEDUCAÇÃO DO MARANHÃO: ações intersetoriais, práticas restaurativas, gestão participativa, planejamento e monitoramento das ações em meio fechado

Autores/as

  • Doralice Silva Mendonça
  • Lúcia das Mercês Diniz Aguiar
  • Nikson Daniel Souza da Silva
  • Pollyana Gonçalves dos Inocentes
  • Priscilla Swaze Anchieta Silva
  • Sorimar Sabóia Amorim
  • Talita de Fátima Conceição Setúbal
  • Teresa Neumann Almeida Barcelos

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865v28nEp.2024.45

Palabras clave:

Gestão do atendimento socioeducativo, intersetorialidade, práticas restaurativas

Resumen

O presente artigo objetiva apresentar e analisar a execução do Atendimento Socioeducativo, considerando os princípios norteadores do SINASE e do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo. Nessa produção, apresentamos o conceito de gestão democrática e participativa; o princípio de intersetorialidade e responsabilização; a adoção de procedimentos restaurativos na construção de novas perspectivas de atendimento ao(à) socioeducando(a) e o monitoramento e avaliação do planejamento estratégico na Política Pública de Socioeducação no estado do Maranhão. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com base em autores da área e do marco legal sobre a política socioeducativa.

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Publicado

2024-10-22

Cómo citar

MENDONÇA, Doralice Silva; AGUIAR, Lúcia das Mercês Diniz; SILVA, Nikson Daniel Souza da; INOCENTES, Pollyana Gonçalves dos; SILVA, Priscilla Swaze Anchieta; AMORIM, Sorimar Sabóia; SETÚBAL, Talita de Fátima Conceição; BARCELOS, Teresa Neumann Almeida.
SOCIOEDUCAÇÃO DO MARANHÃO: ações intersetoriais, práticas restaurativas, gestão participativa, planejamento e monitoramento das ações em meio fechado
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. Especial, p. 805–823, 22 oct. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/24531. Acesso em: 31 oct. 2024.