CRISE DEMOCRÁTICA E INTERSECCIONALIDADES DA EXCLUSÃO EDUCACIONAL POTENCIALIZADA PELA COVID-19 NO BRASIL

Autores/as

  • Juliana Cândido Matias
  • Josemir Almeida Barros

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n2p742-759

Palabras clave:

Democracia, educação, interseccionalidade, exclusão educacional, covid-19

Resumen

A pesquisa objetivou compreender e analisar o contexto e as relações entre crise democrática e as interseccionalidades da exclusão educacional potencializada pela COVID-19 no Brasil. As indagações são: quais as relações estabelecidas entre democracia e educação diante da pandemia?; de que modo a crise democrática e social instaurada no Brasil, em época de pandemia, intensificou a exclusão educacional de crianças e jovens estudantes de escolas públicas? Entre as fontes, a pesquisa utiliza materiais bibliográficos e dados do Anunário Brasileito de Educação Basíca. Constata que o projeto de sociedade estabelecido pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro a partir de 2019 colocou em risco a democracia brasileira; instituiu cortes financeiros na Educação e inviabilizou políticas públicas sociais para acesso e permanência de estudantes em escolas públicas. Os mais prejudicados pelo cenário de exclusão educacional foram crianças e jovens pretos(as), pardos(as) e indígenas que vivem em famílias que recebem menos de um salário mínimo por mês, e moram nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

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Publicado

2023-01-14

Cómo citar

MATIAS, Juliana Cândido; BARROS, Josemir Almeida.
CRISE DEMOCRÁTICA E INTERSECCIONALIDADES DA EXCLUSÃO EDUCACIONAL POTENCIALIZADA PELA COVID-19 NO BRASIL
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 2, p. 742–759, 14 ene. 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/20660. Acesso em: 19 dic. 2024.