POLÍTICAS PÚBLICAS E PANDEMIA

regressão social, financiamento e implicações para a educação pública e para a saúde

Autores/as

  • Cacilda Rodrigues Cavalcanti Universidade Federal do Maranhão
  • Antônio Gonçalves Filho Universidade Federal do Maranhão
  • Eblin Joseph Farage Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26nEp564-583

Palabras clave:

Educação Pública, financiamento da educação, pandemia

Resumen

O artigo tem como objetivo analisar o processo regressivo das políticas sociais no contexto da pandemia do corona vírus e do conjunto de medidas de ajustes fiscais de caráter ultraliberal do governo Bolsonaro. Para tanto, os autores concentram suas análises no trabalho remoto, nas condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores na educação superior pública e no financiamento da educação básica, com foco especial para as ações de assistência financeira do governo federal aos entes federados subnacionais. Destaca as implicações da pandemia no contexto do projeto do capital para a educação em contraposição ao projeto de defesa da educação pública como direito humano. As reflexões apresentadas no texto são construídas a partir de pesquisas exploratórias bibliográfica e documental e do acúmulo de debates e análises no campo da ação política dos autores em defesa da educação pública

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues; GONÇALVES FILHO, Antônio; FARAGE, Eblin Joseph.
POLÍTICAS PÚBLICAS E PANDEMIA: regressão social, financiamento e implicações para a educação pública e para a saúde
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. Especial, p. 564–583, 30 dic. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/20302. Acesso em: 21 nov. 2024.