Novo regime fiscal brasileiro e a Política de Assistência Social: o orçamento na esteira do capital financeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v29n2.2025.37

Palavras-chave:

Política de assistência social, novo regime fiscal, financeirização do Capital, fundo público, Serviço Social

Resumo

Este artigo pretende analisar o impacto do N ovo regime fiscal no Brasil na financeirização da Política de assistência social. Busca analisar as principais reformas fiscais econômicas em curso no Brasil e o impacto dessas na Política de assistência social e no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Utiliza a pesquisa bibliográfica, tendo como base dados publicados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na
literatura especializada sobre o tema. Constata perdas orçamentárias significativas no financiamento da Política de assistência social e contradições entre a Política de desoneração fiscal e o desenvolvimento econômico e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Marques, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor (2018) e Mestre (2014) em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, com Pós-doutorado (2019) pela mesma universidade. É especialista (2011) no Pensamento Marxista pela Faculdade Porto-alegrense (FAPA) e graduado (2010) em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É professor efetivo do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais. Atualmente coordena o Projeto de pesquisa A Política de Assistência Social de Ivaiporã/PR: uma análise do Diagnóstico socioterritorial de 2023 (2266/2024). É autor do livro Participação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): capital social é a resposta? pela Editora EDUEM (2022) e tem contribuído como parecerista Ad Hoc de importantes periódicos científicos no Brasil. Atua na área de Serviço Social, com pesquisas e publicações científicas sobre as temáticas de Políticas sociais/públicas e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Vitor Hugo Rosa Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2020-2024). Bolsista (Profissional Graduado) da Coordenação Pedagógica do CAPACITASUAS PARANÁ pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Integrante do projeto de pesquisa: "A Política de Assistência Social de Ivaiporã/PR: uma análise do Diagnóstico socioterritorial de 2023". Fui Preceptor na disciplina de Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos em Serviço Social II, no curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá - UEM (2023-2025), Bolsista de Extensão no projeto extensão: "Gestão, Formação e Mobilização em Saúde" (2024-2025). Presidente do Centro Acadêmico do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá - CASSUEM (2022-2024), Representante Discente no Campus Regional do Vale do Ivaí do Diretorio Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Maringá Gestão UEMPRESENTE (2023-2025), Conselheiro Discente no Coselho Acadêmico do Curso de Serviço Social da UEM (2022-2025). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, Fundamentos, Financeirização do Capital, Fundo Público e Política Social. 

Referências

ALVES, G. O Que é a Mundialização do Capital. Trabalho e Mundialização do capital - A Nova Degradação do Trabalho na Era da Globalização. Editora Práxis, 1999.

ALVES, G. Crise do Neodesenvolvimentismo e Estado neoliberal no Brasil: Elementos de Análise de Conjuntura do Capitalismo Brasileiro. In : CORSI, F. L.; CAMARGO, J. M.; SANTOS, A. D. (org.). A conjuntura econômica e política brasileira e argentina. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p.25-48

ALMEIDA, F. C. R. Uma abordagem estruturada da renúncia de receita pública federal. Revista do Tribunal de Contas da União, Brasília, v. 31, n. 84, p. 19-62, abr./jun. 2000.

BEHRING, E. Acumulação capitalista, fundo público e política social. In: BOSCHETTI, I. et ali (orgs). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009.

BEHRING, E. R. Trabalho e seguridade social: o neoconservadorismo nas políticas sociais. In: BEHRING, E. R.; ALMEIDA, M. H. T. (Org.). Trabalho e seguridade social: percursos e dilemas. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: FSS/UFRJ, 2008.

BEHRING, E. R. SANTOS, S. M. dos (org). Política Social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.

ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

IAMAMOTO, CARVALHO, R. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação: histórico-metodológica. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

IAMAMOTO, M. V. Questão social no capitalismo. Temporalis, n. 3, 2004.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação e conservadorismo no serviço social: ensaios críticos. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011

Iamamoto, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2015.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Tradução por Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1985a. Livro 1, v.1, t.1. (Os economistas).

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo, Editora da UNICAMP/BOITEMPO Editorial, maio de 2002.

Nota Técnica Nº27, IPEA. O Novo Regime Fiscal e suas implicações para a Política de Assistência Social no Brasil. Brasília, 2016.

NETTO, José. Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1992.

NETTO, José .Paulo. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

NETTO, José. Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 7. ed. São Paulo, Cortez, 2009.

SALVADOR, Evilásio. Financiamento da Política de assistência social: breve análise do desmonte dessa política no período de 2016 a 2023.

SALVADOR, Evilásio. Fundo Público e Seguridade Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.

SALVADOR, Evilásio. O desmonte do financiamento da seguridade social em contexto de ajuste fiscal. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 130, p. 426-446, set./dez. 2017.

SALVADOR, Evilásio. Renúncias tributárias: os impactos no financiamento das políticas sociais no Brasil. Brasília: INESC, 2015.

SILVA, M. O. S. O Serviço Social e o popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. São Paulo: Cortez, 1995.

TAVARES, Gisele de Cássia. O financiamento da Política de Assistência Social na Era SUAS. In: Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

MARQUES, Douglas; RIBEIRO, Vitor Hugo Rosa.
Novo regime fiscal brasileiro e a Política de Assistência Social: o orçamento na esteira do capital financeiro
. Revista de Políticas Públicas, v. 29, n. 2, p. 690–708, 19 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/26868. Acesso em: 9 jan 2026.