Novo regime fiscal brasileiro e a Política de Assistência Social: o orçamento na esteira do capital financeiro
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v29n2.2025.37Palavras-chave:
Política de assistência social, novo regime fiscal, financeirização do Capital, fundo público, Serviço SocialResumo
Este artigo pretende analisar o impacto do N ovo regime fiscal no Brasil na financeirização da Política de assistência social. Busca analisar as principais reformas fiscais econômicas em curso no Brasil e o impacto dessas na Política de assistência social e no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Utiliza a pesquisa bibliográfica, tendo como base dados publicados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na
literatura especializada sobre o tema. Constata perdas orçamentárias significativas no financiamento da Política de assistência social e contradições entre a Política de desoneração fiscal e o desenvolvimento econômico e social.
Downloads
Referências
ALVES, G. O Que é a Mundialização do Capital. Trabalho e Mundialização do capital - A Nova Degradação do Trabalho na Era da Globalização. Editora Práxis, 1999.
ALVES, G. Crise do Neodesenvolvimentismo e Estado neoliberal no Brasil: Elementos de Análise de Conjuntura do Capitalismo Brasileiro. In : CORSI, F. L.; CAMARGO, J. M.; SANTOS, A. D. (org.). A conjuntura econômica e política brasileira e argentina. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p.25-48
ALMEIDA, F. C. R. Uma abordagem estruturada da renúncia de receita pública federal. Revista do Tribunal de Contas da União, Brasília, v. 31, n. 84, p. 19-62, abr./jun. 2000.
BEHRING, E. Acumulação capitalista, fundo público e política social. In: BOSCHETTI, I. et ali (orgs). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009.
BEHRING, E. R. Trabalho e seguridade social: o neoconservadorismo nas políticas sociais. In: BEHRING, E. R.; ALMEIDA, M. H. T. (Org.). Trabalho e seguridade social: percursos e dilemas. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: FSS/UFRJ, 2008.
BEHRING, E. R. SANTOS, S. M. dos (org). Política Social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.
ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
IAMAMOTO, CARVALHO, R. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação: histórico-metodológica. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
IAMAMOTO, M. V. Questão social no capitalismo. Temporalis, n. 3, 2004.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação e conservadorismo no serviço social: ensaios críticos. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011
Iamamoto, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2015.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Tradução por Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1985a. Livro 1, v.1, t.1. (Os economistas).
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo, Editora da UNICAMP/BOITEMPO Editorial, maio de 2002.
Nota Técnica Nº27, IPEA. O Novo Regime Fiscal e suas implicações para a Política de Assistência Social no Brasil. Brasília, 2016.
NETTO, José. Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1992.
NETTO, José .Paulo. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
NETTO, José. Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 7. ed. São Paulo, Cortez, 2009.
SALVADOR, Evilásio. Financiamento da Política de assistência social: breve análise do desmonte dessa política no período de 2016 a 2023.
SALVADOR, Evilásio. Fundo Público e Seguridade Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
SALVADOR, Evilásio. O desmonte do financiamento da seguridade social em contexto de ajuste fiscal. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 130, p. 426-446, set./dez. 2017.
SALVADOR, Evilásio. Renúncias tributárias: os impactos no financiamento das políticas sociais no Brasil. Brasília: INESC, 2015.
SILVA, M. O. S. O Serviço Social e o popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. São Paulo: Cortez, 1995.
TAVARES, Gisele de Cássia. O financiamento da Política de Assistência Social na Era SUAS. In: Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

