POLÍTICAS PÚBLICAS E PANDEMIA
regressão social, financiamento e implicações para a educação pública e para a saúde
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26nEp564-583Palavras-chave:
Educação Pública, financiamento da educação, pandemiaResumo
O artigo tem como objetivo analisar o processo regressivo das políticas sociais no contexto da pandemia do corona vírus e do conjunto de medidas de ajustes fiscais de caráter ultraliberal do governo Bolsonaro. Para tanto, os autores concentram suas análises no trabalho remoto, nas condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores na educação superior pública e no financiamento da educação básica, com foco especial para as ações de assistência financeira do governo federal aos entes federados subnacionais. Destaca as implicações da pandemia no contexto do projeto do capital para a educação em contraposição ao projeto de defesa da educação pública como direito humano. As reflexões apresentadas no texto são construídas a partir de pesquisas exploratórias bibliográfica e documental e do acúmulo de debates e análises no campo da ação política dos autores em defesa da educação pública
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
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