A INCLUSÃO DIGITAL NAS IFES NORDESTINAS

reflexões a partir das ações desenvolvidas durante a pandemia

Autores

  • Lucélia Maria Lima da Silva Gomes Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Kamilla Alves Duarte Instituto Federal de Alagoas
  • Andreza Freire da Silva Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Danielle Marinho Barros da Silva Moura Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p29-45

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ensino Superior, PNAES, COVID-19

Resumo

A inclusão digital faz parte das dez áreas apontadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil. Este termo apareceu com mais frequência nos sites das Instituições Federais de Educação Superior durante a pandemia do novo coronavírus.  Este artigo busca refletir sobre as ações de inclusão digital desenvolvidas pelas universidades e institutos federais de educação, antes e após a pandemia da COVID-19, mormente pelos setores da assistência estudantil. Foi realizado um levantamento nos sites das 26 instituições federais de educação da Região Nordeste, no período de setembro de 2020 a janeiro de 2021. Os resultados apontaram que a pandemia impulsionou o desenvolvimento de ações de inclusão digital, pouco desenvolvidas antes desse período. Destaca, ainda, a necessidade de avanços, por parte das instituições, na ampliação do repertório dos estudantes para estudo em ambiente virtual.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucélia Maria Lima da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Mestre em Psicologia e psicóloga da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Kamilla Alves Duarte, Instituto Federal de Alagoas

Mestre em Serviço Social e assistente social do Instituto Federal de Alagoas.

Andreza Freire da Silva, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Especialista em Gestão de Políticas Sociais e assistente social da Ufal.

Danielle Marinho Barros da Silva Moura, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Especialista em Saúde do Adulto e do Idoso e assistente social da Ufal.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

GOMES, Lucélia Maria Lima da Silva; DUARTE, Kamilla Alves; SILVA, Andreza Freire da; MOURA, Danielle Marinho Barros da Silva.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS IFES NORDESTINAS: reflexões a partir das ações desenvolvidas durante a pandemia
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 29–45, 18 Ago 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/19553. Acesso em: 23 dez 2024.