A INCLUSÃO DIGITAL NAS IFES NORDESTINAS

reflexões a partir das ações desenvolvidas durante a pandemia

Autores/as

  • Lucélia Maria Lima da Silva Gomes Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Kamilla Alves Duarte Instituto Federal de Alagoas
  • Andreza Freire da Silva Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Danielle Marinho Barros da Silva Moura Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p29-45

Palabras clave:

Ensino Remoto, Ensino Superior, PNAES, COVID-19

Resumen

A inclusão digital faz parte das dez áreas apontadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil. Este termo apareceu com mais frequência nos sites das Instituições Federais de Educação Superior durante a pandemia do novo coronavírus.  Este artigo busca refletir sobre as ações de inclusão digital desenvolvidas pelas universidades e institutos federais de educação, antes e após a pandemia da COVID-19, mormente pelos setores da assistência estudantil. Foi realizado um levantamento nos sites das 26 instituições federais de educação da Região Nordeste, no período de setembro de 2020 a janeiro de 2021. Os resultados apontaram que a pandemia impulsionou o desenvolvimento de ações de inclusão digital, pouco desenvolvidas antes desse período. Destaca, ainda, a necessidade de avanços, por parte das instituições, na ampliação do repertório dos estudantes para estudo em ambiente virtual.

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucélia Maria Lima da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Mestre em Psicologia e psicóloga da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Kamilla Alves Duarte, Instituto Federal de Alagoas

Mestre em Serviço Social e assistente social do Instituto Federal de Alagoas.

Andreza Freire da Silva, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Especialista em Gestão de Políticas Sociais e assistente social da Ufal.

Danielle Marinho Barros da Silva Moura, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Especialista em Saúde do Adulto e do Idoso e assistente social da Ufal.

Publicado

2022-08-18

Cómo citar

GOMES, Lucélia Maria Lima da Silva; DUARTE, Kamilla Alves; SILVA, Andreza Freire da; MOURA, Danielle Marinho Barros da Silva.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS IFES NORDESTINAS: reflexões a partir das ações desenvolvidas durante a pandemia
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 29–45, 18 ago. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/19553. Acesso em: 21 nov. 2024.