DIREITOS HUMANOS E ANTROPOLOGIA: Reflexões interculturais na teoria e na prática
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v8n2.2022.11Palavras-chave:
Antropologia, Direitos Humanos, Interculturalidade, Universalismo, RelativismoResumo
A característica da universalidade dos direitos humanos, desde a elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, logo após a Segunda Guerra Mundial até os tempos atuais, promoveu inúmeros debates políticos e acadêmicos em diversas áreas – os desafios e as tensões que a proposta universal enfrenta no contato e interlocução entre as culturas, por um lado proporcionam entraves nos diálogos inter-nações, mas, por outro, impulsionam os direitos humanos internacionais a superar tais tensões, cada vez que a humanidade permanece em perigo de agressões aos direitos fundamentais mais elementares. O presente artigo busca refletir sobre os direitos humanos e a antropologia, a partir das interculturalidades: a) na abordagem de temas intrínsecos aos direitos humanos, refletindo sobre "universalismo e relativismo"; b) no diálogo com a antropologia, como contribuição epistemológica, como ferramenta de interpretação de uma realidade social; c) bem como na produção de saberes, integrando teoria e prática.
Downloads
Referências
ALI, Ayann Hirsi. A Virgem na Jaula: um apelo à razão. São Paulo: Companhia das Letras. 2008.
______. Infiel: a história de uma mulher que desafiou o Islã. São Paulo: Companhia das Letras. 2008.
CANÇADO TRINDADE, Antonio Augusto. Tratado de Direito Internacional dos Direitos Humanos. Vol. III. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, pp. 335-336, 2003.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Antropologia e Moralidade: Etnicidade e as Possibilidades de um Ética Planetária. In: CARDOSO DE OLIVEIRA, _____ & Luís Roberto. Ensaios Antropológicos sobre Moral e Ética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, pp. 51–72,1996.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos Direitos Humanos. 9ª ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2015.
COSTA, Mônica Maria Gusmão. Prisão e julgamentos de adolescentes em Pernambuco: uma ferida aberta nos direitos humanos. In JANUÁRIO, Soraya Barreto; SANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento; e SIQUEIRA, Elton Bruno Soares de (org.). Direitos Humanos na América Latina: desafios contemporâneos. São Paulo: Cortez Editora, pp 379-391, 2020.
_____. Impasses e desafios de uma “antropovogada” no ambiente acadêmico e jurídico. In _____; FIALHO, Vânia; e SCHRÖDER, Peter (org.). Recife: Editora UFPE, pp.258-274, 2020.
_____; FIALHO, Vânia. Diálogo entre a Antropologia e o Direito: a ressonância da argumentação antropológica. In: Anais da 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro, BA. Desigualdade na diversidade, v. 1. p. 1-12, 2008.
DAMATTA, Roberto. O que faz do brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1994.
_____. A Casa & A Rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5ª edição. Rio de Janeiro: Rocco, 1997a.
_____. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6ª edição. Rio de Janeiro: Rocco, 1997b.
DUMONT, Louis. O Individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 1985.
FASSIN, Didier (ed.). A Companion to Moral Anthropology. Singapore: Wiley Blackwell, 2016.
FAVRET-SAADA, Jeanne. “Ser afetado”. In: Cadernos de Campo, nº 13. São Paulo: USP. pp. 155-161, 2005.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, pp. 66-67, 2008.
GOODALE, Mark (ed.). Human Rights: An Anthropological Reader. Oxford, Malden: Wiley-Blackwell, 2009a.
_____. Surrendering to Utopia: An Anthropology of Human Rights. Stanford, CA: Stanford University Press, 2009b.
HABERMAS, Jürgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
_____. Direito e Democracia: entre a facticidade e validade. Vol. II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
_____. A Inclusão do Outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2007.
PIOVESAN, Flávia Cristina. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 15ª ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2015.
RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 48. Coimbra: Centro de Estudos Sociais, pp. 11-32, 1997.
SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 9ª ed. Porto Alegre, RS: Livraria do Advogado, 2012.
SHWEDER, Richard A. Relativism and Universalism. In FASSIN, Didier (ed.). A Companion to Moral Anthropology. Singapore: Wiley Blackwell, pp. 85-102, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Os autores da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade mantêm os direitos autorais.












