Rousseau e o mito de Glauco: Uma reflexão em torno da ética da informação
Parole chiave:
Ética, Filosofia, Iluminismo, Informação, PolíticaAbstract
O escopo deste texto é pensar a ética e a responsabilidade na disseminação de dados informacionais à luz do pensamento de Jean-Jacques Rousseau com base em uma hermenêutica sobre a passagem da alegoria platônica da estátua de Glauco tal como aparece no Discours sur l'origine et les fondements de l'inégalité parmi les hommes. No exame dessa passagem, que remonta ao mito do Glauco marinho referido nos diálogos A República e As Leis, de Platão, além de textos extraídos do livro Metamorfoses, de Ovídio, delineia-se um conceito de ética da informação que reafirma a inseparabilidade — sugerida pela máxima heraclitiana ethos anthropou daimon — entre a forma ética e a ação política, destacando a existência de uma ponte que liga, de um lado, a noção de daimon enquanto ação identificada a uma finalidade eudaimônica, tal como a concebe Aristóteles na Ética a Nicômaco e, de outro, a noção de ethos enquanto noção identificada ao caráter deontológico, tal como o concebe Kant na Crítica da Razão Prática. Trata-se de uma perspectiva na qual o maravilhamento que se faz acompanhar das nuances da magia metamorfoseante operadas pela feiticeira Circe no interior da narrativa mítica representa o passo filosófico do thaumadzein em direção a uma ética do reconhecimento fundamentada no reconhecimento de que o indivíduo humano, mesmo no seio da mais corrupta sociedade, permanece essencialmente bom e livre para ativar o poder mágico da transformação que o torna aparentado ao divino. A relevância prática e contemporânea dessa reflexão se mostra em face do fenômeno da desinformação viabilizada pela disseminação antiética dos dados informacionais, em que o conceito de sociedade da informação, enquanto harmonia entre a forma do ethos da contemplação filosófica e a ação do daimon político, permanece sendo um desafio à inteligência voltada ao problema da responsabilidade ética na atualidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARISTÓTELES. Poética. Tradução Ana Maria Valente. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. Tradução Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 165-196.
JAEGER, Werner. Paideia: A formação do homem grego. Tradução Arthur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução Marijane Lisboa; Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2006.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Prática. Tradução Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
KANT, Immanuel. Sobre um suposto direito de mentir por amor à humanidade. In: KANT, I. A Paz Perpétua e outros Opúsculos. Tradução Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1988. p. 173-179.
OURO, Lethícia. Estátuas e Homens: sobre uma passagem do “Sofista” de Platão. Seminário Archai. Canal Archai UNESCO Chair UnB, Brasília, 26 ago. 2020. 1 vídeo (ca. 82 min), color., pt., s/leg., son. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ODGKyCJ7X6A. Acesso em: 12 set. 2020.
OVÍDIO. Metamorfoses. Tradução Vera Lucia Leitão Magyar. São Paulo: Madras, 2003.
PLATÃO. As Leis, ou da legislação e epinomis. Tradução Edson Bini. 3. ed. Bauru, SP: Edipro, 2010.
PLATÃO. A República. Tradução Maria Helena da Rocha Pereira. 9. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discours sur l’origine de l’inegalité. In: ROUSSEAU, J.-J. Œuvres Complètes. Paris: Gallimard, 1964. 5 v., v. 3. p. 131-194.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Émile ou de l'Éducation. In: ROUSSEAU, J.-J. Œuvres Complètes. Paris: Gallimard, 1969. 5 v., v. 4, p. 241-868.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.












