Sulla rivista

Foco e Escopo

A Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade tem como foco e escopo a publicação de artigos, resenhas, ensaios, traduções e entrevistas de diferentes áreas do conhecimento, sobretudo nas ciências humanas, sociais, artes e tecnologias, que estabeleçam investigações interdisciplinares a respeito da cultura e da sociedade. 

Processo de Avaliação pelos Pares

O Processo de Avaliação por Pares e às cegas é utilizado na Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, com o intuito de garantir credibilidade na avaliação, evitando problemas de parcialidade. Dessa maneira, os autores, bem como os revisores, devem tomar todos os cuidados, tanto na submissão pelo autor, como no envio pelo editor e na resposta do avaliador, para que não haja a revelação das respectivas identidades no processo de avaliação. 
O texto deve ser preparado em formato ANÔNIMO e IMPESSOAL, pelo que se entende que NÃO haja qualquer informação sobre a identidade ou referência que permita a identificação do/a autor/a.

Processo de avaliação pelos pares:

Uma vez recebido, o artigo é pré-avaliado pelo Conselho Editorial da revista RICS tendo sido julgado em seu caráter interdisciplinar ele será verificado por um antiplágio;

A seguir, são enviados aos pareceristas (2 avaliadores/as externos/as  por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação) para análise. Caso tenha uma discordância de pareceres será enviado para um terceiro/a avaliador/a para realizar uma nova avaliação. Os pareceristas selecionados não podem ter conflitos de interesses que possam influenciar a avaliação do manuscrito.

Há três modalidades possíveis de decisão final para um artigo submetido à revista RICS:

Aprovação. Significa que nem correções, nem modificações precisam ser feitas no texto. Esta modalidade é muito raramente aplicável a uma submissão.

Revisão e Ressubmissão. Significa que o/a autor/a deve fazer correções e modificações no texto, de acordo com os comentários e exigências dos/as pareceristas e/ou do Conselho Editorial. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deberão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso. O artigo é, então, submetido a uma nova rodada de avaliação. A nova versão do artigo é enviada novamente aos pareceristas originais para a sua reavaliação como satisfatória ou não. Porém, não há qualquer garantia de que o artigo será aprovado no final deste processo.

Rejeição. Significa que o processo de avaliação está finalizado e o Conselho Editorial decidiu que o artigo não será publicado na RICS. Esta decisão é baseada nas avaliações dos pareceristas.

Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, revelando a importância dos mesmos.  

 Os artigos que estiverem em condições de serem publicados, precisando sofrer pequenas alterações serão enviados outra vez aos autores para reformulação;

 Aos pareceristas é dado um prazo de quinze a vinte dias, a partir da data de entrega, para apresentação de parecer. Caso seja indicado para um terceiro parecerista o prazo será ampliado por igual periodo. O prazo de avaliação dos manuscritos poderá ser estendido a critério do coordenador editorial, desde que a dilatação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição da edição da revista;

 Os pareceristas deverão elaborar pareceres referentes à reavaliação do texto para o qual sugeriram alterações em parecer anterior.

Após confirmação das alterações solicitadas, passarão pelo processo de revisão textual e normalização antes de serem enviados para a publicação.

Aceitamos trabalhos sob a forma de artigos, ensaios, entrevistas, traduções, resenha, documentos, entrevistas. Os trabalhos devem ser inéditos e podem vir em português, inglês ou espanhol.

Não aceita-se trabalho de graduandos e graduados.  Trabalhos de especialistas, mestres e doutorandos devem ser submetidos em co-autoria com seus orientadores doutores.