O desafio do professor: ensino significativo e construtivo nas aulas de filosofia como reconstrução de uma nova identidade educativa na prática docente

Autores/as

  • Marly Cutrim de Menezes
  • Simey Fernanda Furtado Teixeira
  • Nêmora Matos Carvalho Procópio

Palabras clave:

Ensino. Filosofa. Reconstrução. Prática docente.

Resumen

A prática docente, pode ser compreendida, como intimamente vinculada e dependente da conduta do
professor, é eminentemente um fazer por aquele que sabe fazer. A ideia do professor com profissional do
saber-fazer, contemplando a ideia de Antônio Nóvoa (1992), estaria condicionada a relação do saber para
fazer. Assim temos, um chamado à reflexão dos professores sobre sua própria prática. Esse ensaio tem
a intenção de proporcionar uma reflexão sobre com os professores de filosofia encontram-se no espaço
escolar, a fim de não pontuarmos somente discussões acerca de “mecanismos técnicos” sobre o ensinoaprendizagem
ou de instrumentos metodológica para uma “boa” aula de filosofia, mas também debruçarnos
sobre como o reconhecimento de uma identidade e responsabilidade em seu ofício pode tornar a
prática desse profissional mais significativa e real ao ensino-aprendizagem. Usar-se-á como procedimento
metodológico uma característica descritiva – pois se trata da análise de um fenômeno (o professor de
filosofia) - e exploratória, já que possui uma delimitação de estudo, levantamentos bibliográficos e análises de
documentos, como direciona Oliveira (2014). Buscar-se-á entender o mundo desse filósofo, como professor
à luz da sua prática educativa escolar. Convocaremos ao diálogo os referenciais filosóficos de Paul Ricoeur,
à luz do seu Percurso do reconhecimento (2006), além de outros filósofos que dedicam-se a Filosofia da
Educação ou campo metodológico do Ensino da Filosofia, como por exemplo Alejandro Cerletti e Silvio
Gallo. Da mesma maneira, há uma necessidade de pressupostos pedagógicos, dentro da fundamentação
Educacional como, António S. da Nóvoa, já que o cenário é a Educação. Porém, como professora-filósofapesquisadora,
permitimo-nos a outras leituras significativas que possam contribuir a esse ensaio, como:
Maurice Tardif, Donald A. Schon, Selma Garrido Pimenta, Terezinha Azerêdo Rios, Paulo Freire etc. Deste
modo, urge pensar sobre o que estamos assumindo enquanto prática docente, quando nos propomos a esse
ofício dentro das escolas, a fim de não nos tornarmos meros representadores e reprodutores de pensamento.

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Biografía del autor/a

Marly Cutrim de Menezes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Ciências Sociais
pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Ciências Sociais
pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente é professora da Universidade
Federal do Maranhão do curso de graduação. Professora permanente do Mestrado Profissional em
Filosofia PROF-FILO, Professora do Estado do Maranhão, ministra a disciplina Filosofia no Ensino
Médio. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia.

Simey Fernanda Furtado Teixeira

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia PROF-FILO, pela Universidade
Federal do Maranhão, graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão e Especialização
em Supervisão Escolar. Atualmente é professora da Prefeitura de São Luís do Maranhão e
Prefeitura de São José de Ribamar. Tem experiência na área de Filosofia.

Nêmora Matos Carvalho Procópio

Possui graduação em FILOSOFIA pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e Pós Graduação
em Filosofia Política também pela Universidade Federal do Maranhão (2010). Foi professora
do ensino fundamental e médio no Colégio Alternativo Maranhense, da rede Estadual de Ensino do
Maranhão (SEDUC), professora de Educação Básica (Séries Iniciais) pela Secretaria Municipal de
Educação de São Luís (SEMED). Atuou também na função de Tutora à Distância (EaD) do curso de
Filosofia da UEMANet (UEMA).

Citas

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Publicado

2019-01-05

Cómo citar

de Menezes, M. C., Teixeira, S. F. F., & Procópio, N. M. C. (2019). O desafio do professor: ensino significativo e construtivo nas aulas de filosofia como reconstrução de uma nova identidade educativa na prática docente. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 201–211. Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10514

Número

Sección

Eixo 1 - Arte, Tecnologia e Educação