Entre a megadiversidade e a insegurança alimentar na Amazônia Oriental: a alarmante situação do estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e25231Parole chiave:
Transição alimentar, Preferências alimentares, Insegurança Alimentar, AmazôniaAbstract
O artigo analisa a insegurança alimentar no espaço rural do Norte do Brasil, com foco no Pará, considerando os dados do IBGE com a EBIA de 2023. Mais especificamente, examinam-se os dados da insegurança alimentar com base em estudos de caso para demonstrar as tensões entre o aumento do acesso a alimentos por compra e a redução de sua disponibilidade nos territórios devido à privatização das áreas, à exaustão dos recursos e às consequências da emergência climática. As principais conclusões apontam: as preferências alimentares aliam alimentos tradicionais a ultraprocessados sob forte influência da redução das atividades agroextrativistas e da oferta de produtos industrializados nos mercados locais; as rendas advindas de políticas públicas têm relevância na aquisição de alimentos por compra, mas também atuam como recursos creditícios e de promoção de atividades agrícolas; as alterações climáticas têm impacto devastador nas atividades agroextrativistas, contribuindo para a redução de alimentos nativos. Por fim, pondera-se que a EBIA não apreende as situações em que os alimentos consumidos vêm da produção familiar e de relações de reciprocidade frequentes no espaço rural da Amazônia, como a farinha, o peixe, o açaí e frutas nativas.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.