O DÉFICIT HABITACIONAL E A QUESTÃO DA MORADIA NA AMAZÔNIA

o caso do Portal da Amazônia em Belém do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.12

Palavras-chave:

Déficit Habitacional, Amazônia, Inadequação de Moradia

Resumo

O cenário habitacional brasileiro foi constituído sob a égide de um processo histórico segregador, caracterizado por determinantes políticos, sociais, econômicos, culturais, ambientais e ideológicos promotores da apropriação desigual do espaço urbano pelo capital, através do agravamento do déficit habitacional. Na Amazônia, analisar este cenário é extremamente importante, pelas suas particularidades. Assim, mostramos como expressão desse cenário uma análise comparativa do déficit habitacional e a inadequação da moradia na região Norte, destacando os estados do Pará e Amazonas, as Regiões Metropolitanas de Belém e Manaus, além de apresentar o Projeto Urbanístico Portal da Amazônia, a partir do detalhamento da nova metodologia de cálculo do déficit habitacional brasileiro elaborada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pela Fundação João Pinheiro (FJP). Os resultados apontam: segregação espacial, aumento do déficit habitacional e baixos investimentos, demonstrando incipiência de políticas públicas direcionada aos estratos sociais mais vulneráveis e a necessidade de estratégias de mobilização da população pelo direito à moradia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welson de Sousa Cardoso, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor Adjunto da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA.

Downloads

Publicado

2023-01-26

Como Citar

CARDOSO, Welson de Sousa.
O DÉFICIT HABITACIONAL E A QUESTÃO DA MORADIA NA AMAZÔNIA: o caso do Portal da Amazônia em Belém do Pará
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.12, 26 Jan 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.