O DÉFICIT HABITACIONAL E A QUESTÃO DA MORADIA NA AMAZÔNIA

o caso do Portal da Amazônia em Belém do Pará

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.12

Mots-clés :

Déficit Habitacional, Amazônia, Inadequação de Moradia

Résumé

O cenário habitacional brasileiro foi constituído sob a égide de um processo histórico segregador, caracterizado por determinantes políticos, sociais, econômicos, culturais, ambientais e ideológicos promotores da apropriação desigual do espaço urbano pelo capital, através do agravamento do déficit habitacional. Na Amazônia, analisar este cenário é extremamente importante, pelas suas particularidades. Assim, mostramos como expressão desse cenário uma análise comparativa do déficit habitacional e a inadequação da moradia na região Norte, destacando os estados do Pará e Amazonas, as Regiões Metropolitanas de Belém e Manaus, além de apresentar o Projeto Urbanístico Portal da Amazônia, a partir do detalhamento da nova metodologia de cálculo do déficit habitacional brasileiro elaborada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pela Fundação João Pinheiro (FJP). Os resultados apontam: segregação espacial, aumento do déficit habitacional e baixos investimentos, demonstrando incipiência de políticas públicas direcionada aos estratos sociais mais vulneráveis e a necessidade de estratégias de mobilização da população pelo direito à moradia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Welson de Sousa Cardoso, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor Adjunto da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA.

Téléchargements

Publié-e

2023-01-26

Comment citer

CARDOSO, Welson de Sousa.
O DÉFICIT HABITACIONAL E A QUESTÃO DA MORADIA NA AMAZÔNIA: o caso do Portal da Amazônia em Belém do Pará
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.12, 26 janv. 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/20770. Acesso em: 19 déc. 2024.