O ENSINO DE MATEMÁTICA HARMONIOSO COM OS SABERES DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n12.2024.4Parole chiave:
Prática educativa, Saberes, Autonomia, Dialogicidade, CriticidadeAbstract
Esta pesquisa visa refletir sobre o processo de ensinar dos educadores matemáticos e as contribuições propostas por Paulo Freire no livro Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (2019). Neste trabalho, nosso objeto de interesse é a prática pedagógica do docente que ensina matemática e da importância deste realizar um ensino que seja harmonioso com os saberes da Pedagogia da Autonomia, especialmente por acreditarmos que esta relação, pode oportunizar a realização de um ensino mais otimista, interessante e encantador aos discentes. Os achados de Freire sobre a educação propostos neste livro, apresentam, mesmo sem direcionar-se para a Educação Matemática, uma conexão graciosa com a Etnomatemática e uma educação matemática crítica. O objetivo proposto para esta empreitada foi: Identificar maneiras de tornar o ensino de matemática harmonioso com os saberes da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, visando uma prática pedagógica dinâmica e encantadora para
os discentes. Nossa metodologia assentou-se sob uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e com uso da análise deste registro escrito, por meio da pentadimensionalidade de González (2008) com foco nas cinco dimensões (metodológica, epistemológica, ontológica, axiológica e teleológica) propostas por ele. Além de Freire (2019), estudiosos do patrono da educação brasileira como Haddad (2019) e Gadotti (2011), somam a esta reflexão. Este estudo mostrou que os saberes apontados por Freire, quando se tornam harmônicos na prática educativa daquele que ensina matemática – por conhecê-los, refletir sobre eles e empregá-los no ensino – pode vir a favorecer
no redimensionamento de suas práticas, com a construção de um espaço dialógico, crítico, criativo, curioso, alegre e autônomo, características indispensáveis para todo aquele que quer ensinar para a vida.
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