Legenda descritiva – pensando em acessibilidade para pessoas surdas em processo de aprendizagem da língua portuguesa

Autores/as

  • Sâmia Cristina Martins Silva
  • Flávia de Almeida Moura

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n32.2023.20

Palabras clave:

Legenda descritiva, segmentação, librês

Resumen

Este artigo traz reflexões a respeito de se repensar a construção das legendas voltadas para o público surdo que ainda está em processo de aprendizagem da língua portuguesa, destacando os problemas da função closed caption nos aparelhos de TV ou nas legendas automáticas geradas por plataformas em produtos audiovisuais na internet. Essas reflexões baseiam-se nos estudos de Silva (2021), Brochado (2003), Naves et al. (2016) e Vieira e Araújo (2017), além da observação de vídeos. A partir desse escopo teórico e observacional, concluiu-se que a legenda descritiva para o público citado deve focar na correta segmentação dos textos e adotar estrutura linguística mais concisa.

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Publicado

2023-12-11

Cómo citar

SILVA, Sâmia Cristina Martins; MOURA, Flávia de Almeida.
Legenda descritiva – pensando em acessibilidade para pessoas surdas em processo de aprendizagem da língua portuguesa
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 18, n. 32, p. 185–205, 11 dic. 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/22782. Acesso em: 26 dic. 2024.