SEMIÓTICA E DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um relato de experiência

Autores

  • Taciane Machado Soares Fernandes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Valéria Nascimento Lebeis Pires Fundação Oswaldo Cruz- FIOCRUZ
  • Sissi Aparecida Martins Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • José Ricardo da Silva Ramos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n3.p.13-28

Palavras-chave:

Semiótica. Educação Infantil. Dança. Linguagem simbólica.

Resumo

Semiótica é uma proposta que estuda o processo de construção de conhecimento, partindo do pressuposto de que todo conhecimento é produzido por meio de signos, definindo-se este procedimento como processo de semiose. O objetivo deste estudo foi verificar se o conjunto de signos escolhidos facilitou o processo ensino-aprendizagem. Este estudo é de natureza qualitativa, caracterizado como trabalho de campo. Foi desenvolvido na CMEI Hemetério- Seropédica, RJ- com 200 alunos de idades entre três (3) e cinco (5) anos. Baseando-se nos resultados desta pesquisa, pode-se inferir que criar uma linguagem simbólica para as aulas de dança na educação infantil facilitou o processo ensino-aprendizagem e favoreceu a memorização, a consciência corporal, a expressividade, a criatividade e a autonomia.

Palavras-chave: Semiótica. Educação Infantil. Dança. Linguagem simbólica.

 

SEMIOTICS AND DANCE IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: an experience report

Abstract: Semiotics is a proposal that studies the process of knowledge construction, assuming that all knowledge is produced through signs, defining this as semiotic process. The aim of this study was to determine whether the chosen set of signs facilitated the teaching-learning process. This study is qualitative in nature, characterized as fieldwork. It was developed in CMEI Hemetério- Seropédica, RJ with 200 students aged between three (3) and five (5) years. Based on the results of this research, it can be inferred that create a symbolic language for dance classes in early childhood education facilitated the teaching-learning process and favored memorization, body awareness, expressiveness, creativity and autonomy.

Keywords: Semiotics. Early Childhood Education. Dance. Symbolic language.

 

SEMIÓTICA Y DANZA EN LA EDUCACIÓN DE LA PR IMERA INFANCIA: un relato de experiência

Resumen: La semiótica es una propuesta que estudia el proceso de construcción del conocimiento, en el supuesto de que todo conocimiento se produce a través de signos, que define este proceso como semiótica. El objetivo de este estudio fue determinar si el conjunto de signos elegidos facilitó el proceso de enseñanza-aprendizaje. Este estudio es cualitativo, caracterizado como el trabajo de campo. Fue desarrollado en CMEI Hemetério- Seropédica, RJ con 200 alumnos de edades comprendidas entre los tres (3) y cinco (5) años. Con base en los resultados de esta investigación, se puede inferir que crear un lenguaje simbólico para las clases de danza en la educación de la primera infancia facilitó el proceso de enseñanza-aprendizaje y la memorización favorecida, la conciencia corporal, la expresividad, la creatividad y la autonomía.

Palabras clave: Semiótica. Educación de la Primera Infancia. Danza. El lenguaje simbólico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciane Machado Soares Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro- Brasil.

Valéria Nascimento Lebeis Pires, Fundação Oswaldo Cruz- FIOCRUZ

Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro- Brasil). Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2004); Coordenadora do Laboratório de Estudos do Corpo e Movimento-LECOM_ da Departamento de Educação Física e Desporto DEFD/IE, UFRRJ. Doutoranda em Epidemiologia
em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública-Fundação Oswaldo Cruz- FIOCRUZ.

Sissi Aparecida Martins Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora em Educação Física. Professora do Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordenadora da Pós-Graduação do Curso Lato Sensu em Pedagogia da Educação Física e do Esporte/UFRRJ

José Ricardo da Silva Ramos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutor em Educação Física. Professor do Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

FERNANDES, Taciane Machado Soares; PIRES, Valéria Nascimento Lebeis; PEREIRA, Sissi Aparecida Martins; RAMOS, José Ricardo da Silva.
SEMIÓTICA E DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um relato de experiência
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 3, p. 13–28, 29 Dez 2014 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3069. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos