ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS NA UTFPR - CURITIBA
Parole chiave:
Sistema de Cotas, Desempenho Acadêmico, Ensino Superior,Abstract
Resumo
Neste artigo, apresenta-se análise do desempenho acadêmico dos ingressantes cotistas e não cotistas entre os anos 2013-2015 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Curitiba, matriculados regularmente em 15 cursos. A razão da escolha desse período é devida ao processo seletivo de 2013 atender à Lei no 12. 711/2012, sobre adoção do sistema de cotas em todas as Universidades públicas do país. Por meio de teste estatístico de comparação de médias, verificou-se que em nove dos 15 cursos analisados não houve diferença significativa nos coeficientes de rendimentos médios entre cotistas e não cotistas. Diferenças significativas ocorreram em cursos “mais valorizados”, isto é, naqueles em que a nota média de ingresso na Universidade é mais alta. Nesses cursos, como os de engenharias, observou-se que a defasagem na formação anterior do estudante cotista, implicou menor rendimento acadêmico.
ANALYSIS OF THE ACADEMIC PERFORMANCE OF QUOTA AND NON-QUOTA STUDENTS AT UTFPR – CURITIBA, BRAZIL
Abstract
In this article, we present an analysis of the academic performance of students who entered the Federal University of Technology – Parana, campus Curitiba, Brazil, through the quota system in the years 2013-2015 and that are currently enrolled regularly in 15 courses. The reason for this period is due to the 2013 selective process that met Law number 12.711/2012, on the adoption of the quota system in all public universities in the country. By means of statistical tests of comparison of means, it was verified that in nine of the 15 analyzed course there was no significant difference in the coefficients between quota students and non-quota students. However, significant differences appeared in ‘more valued’ courses, in those the average grade of entrance is higher. In these courses, as in the Engineering ones, we observed that the discrepancy in the previous education of the quota student implies lower academic performance in the university.
ANÁLISIS DEL DESEMPEÑO ACADÉMICO DE COTISTAS Y NO COTISTAS EN LA UTFPR – CURITIBA
Resumen
En este trabajo se presenta un análisis del desempeño académico de alumnos cotistas y no cotistas entre los años 2013-2015 en la Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Curitiba”, matriculado regularmente en 15 cursos. El motivo de este período es justificado ya que el proceso de selección a partir de 2013 atiende la Lei no 12.711/2012, sobre la adopción del sistema de ingreso entre modalidades generales y provenientes de colegios públicos en todas las Universidades públicas del país. Por medio de una análisis estadística de comparación de medias, fue verificado que en nueve de las quince carreras analizadas no hubo diferencia significativa en los coeficientes de rendimiento medio entre ambos grupos, sin embargo, diferencias significativas ocurrieron entre las carreras más valorizadas, aquellos en que la nota media de ingreso en la universidad es más alta. En estos cursos, como los de ingenierías se observó una brecha en la formación previa del estudiante cotista implicó menor rendimiento académico.
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