AÇÕES INSTITUCIONAIS PARA REDUÇÃO DA EVASÃO NA UTFPR:
ENTRE O PACTUADO NO REUNI E O CONCRETIZADO
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.53Mots-clés :
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), evasão, Universidade Tecnológica Federal do ParanáRésumé
O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia das medidas voltadas para a redução da evasão nos cursos superiores ofertados na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), durante e depois da implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), para o alcance dos resultados pactuados. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do problema. O procedimento técnico adotado foi o da pesquisa sintética de caso único com um nível de análise. O corpus de pesquisa foi composto por documentos, questionário e entrevistas. A análise das entrevistas ocorreu com análise de discurso e do questionário com estatística descritiva. Constatou-se que ações, mesmo aquém do pactuado, continuam sendo adotadas para a redução da evasão, mas as taxas permaneceram distantes do pactuado. Conclui-se que apenas com condições efetivas para a permanência dos estudantes ocorrerá uma diminuição significativa da evasão.
Téléchargements
Références
ANDRIOLA, W. B.; SULIANO, D. C. Avaliação dos impactos sociais oriundos da interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 243, p. 282-298, maio/ago. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/339512841. Acesso em: 6 maio 2022.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. Proposta de expansão e modernização do sistema público federal de ensino superior encaminhada ao senhor presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva pela Andifes. Brasília, DF: Andifes, 2003. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/1363027779Proposta_expansao_Lula.pdf. Acesso em: 6 maio 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BORGES, M. C.; AQUINO, O. F. Educação superior no Brasil e as políticas de expansão de vagas do Reuni: avanços e controvérsias. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 22, n. 39, p. 117-138, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4584. Acesso em: 6 maio 2022.
BRASIL. Controladoria-Geral da União. Controladoria Regional da União no Estado do Paraná. Relatório de auditoria anual de contas: unidade auditada: Universidade Tecnológica Federal do Paraná: exercício 2016. Curitiba: CRU no Estado do Paraná, 2017. Disponível em: https://auditoria.cgu.gov.br/download/9938.pdf. Acesso em: 6 maio 2022.
BRASIL. Controladoria-Geral da União. Controladoria Regional da União no Estado do Paraná. Relatório de avaliação dos resultados da gestão: unidade auditada: Universidade Tecnológica Federal do Paraná: exercício 2017. Curitiba: CRU no Estado do Paraná, 2018. Disponível em: https://portal.utfpr.edu.br/transparencia/auditoria/cgu/2017-evasao-no-ensino-superior-ra201701759. Acesso em: 6 maio 2022.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 79, p. 7, 25 abr. 2007. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=7&data=25/04/2007. Acesso em: 6 maio 2022.
CARVALHO, C. H. A. de. Política para a educação superior no governo Lula: expansão e financiamento. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 58, p. 209-244, jun. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p209-244. Acesso em: 6 maio 2022.
CONTANDRIOPOULOS, A.-P. et al. Saber preparar uma pesquisa: definição, estrutura, financiamento. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.
CUNHA, L. A. O ensino superior no octênio FHC. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 37-61, abr. 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000100003. Acesso em: 6 maio 2022.
GREGÓRIO, J. R. O papel do Banco Mundial na contra reforma da educação superior no Brasil: uma análise dos documentos que precederam o REUNI. Revista Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v. 10, n. 14, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.22409/tn.10i14.p6852. Acesso em: 6 maio 2022.
LÉDA, D. B.; MANCEBO, D. REUNI: heteronomia e precarização da universidade e do trabalho docente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 49-64, jan./abr. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/8457. Acesso em: 6 maio 2022.
LOBO, R.; LOBO, M. B. de C. M. Esclarecimentos metodológicos sobre os cálculos de evasão. Mogi das Cruzes: Instituto Lobo, 2012. Disponível em: https://www.institutolobo.org.br/core/uploads/artigos/art_078.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
PINTO, J. M. de R. Financiamento da educação no Brasil: um balanço do governo FHC (1995-2002). Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 108-135, set. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000008. Acesso em: 6 maio 2022.
SALES, E. C. da S. S. et al. O programa de apoio a planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni): uma análise de seu processo de avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 24, n. 3, p. 658-679, dez. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772019000300006. Acesso em: 6 maio 2022.
SEGENREICH, S. C. D.; CASTANHEIRA, A. M. Expansão, privatização e diferenciação da educação superior no Brasil pós-LDBEN/96: evidências e tendências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 55-86, jan./mar. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362009000100004. Acesso em: 6 maio 2022.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Auditoria Interna. Relatório de Auditoria RA201912: evasão. Curitiba: UTFPR, 2019a. Disponível em: https://portal.utfpr.edu.br/transparencia/auditoria/interna/relatorios-e-notas-de-auditoria/2019-evasao-ra-201912-alteracao-couni. Acesso em: 6 maio 2022.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional. Manifesto PROGRAD – SA nº 201912-01. Curitiba: UTFPR, 2019b.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional. Comissão de análise dos índices de evasão e retenção nos Cursos de Graduação no Âmbito da UTFPR. Relatório dos índices de evasão, retenção e conclusão dos Cursos de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Pato Branco: UTFPR, 2016.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Reitoria. Portaria no 873, de 22 de maio de 2014. Curitiba: Gabinete da Reitoria, 2014. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/documentos/portarias/reitor/2014/portaria-0873_2014-designa-comissao-responsavel-pelos-indices-de-evasao-e-retencao-nos-cursos-de-graduacao.pdf/view. Acesso em: 6 maio 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.