CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA: uma investigação docente

Autores/as

  • Raimundo Luna Neres Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São Luís -MA
  • Regiane Braz da Silva Cantanhêde Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Açailândia -MA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n2p187-206

Palabras clave:

Média, Mediana, Moda, Resolução de problemas, Ensino e aprendizagem de Estatística,

Resumen

Apresenta-se neste artigo uma pesquisa realizada junto a alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da cidade de Açailândia – MA. O objetivo foi investigar a viabilidade de Ensino e Aprendizagem das medidas de tendência central: média, mediana e moda, com aporte no método de Resolução de Problemas. Foi uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo os dados obtidos por meio de observações e mediações de atividades desenvolvidas em sala de aula em conteúdos relativos às medidas estatísticas investigadas. Constatou-se que os alunos apresentaram bom desempenho na construção da resolução de problemas propostos, assim como em relação aos conteúdos discutidos e ministrados. Constatou-se, também, que essa metodologia de ensino instiga o aluno à busca de novas heurísticas, desenvolve o senso investigativo e apropriação de conceitos, além de proporcionar a curiosidade, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de suas potencialidades cognitivas. Constatou-se, ainda, que a maioria dos professores de Estatística em Açailândia não conhecia essa metodologia, usando a teoria de Resolução de Problemas. Acreditamos que essa metodologia facilita a aprendizagem, desempenhando um papel importante no desenvolvimento de habilidades estatísticas.

Abstract

This article presents a research done among students of the last grade of high school of a public school in the city of Açailândia – MA. The goal was to investigate the viability of Teaching and Learning about central tendencies’ measures: mean, median and mode with the support of the Resolution of problems method. It was a research of qualitative nature and the data was obtained through observation and mediations of activities developed into the class in contents of the statistical measures investigated. It was verified that the students showed good performance in the construction of the proposed problem’s resolution, as well as in relation to the contents discussed and given. It was also found that this knowledge methodology instigates the student to search for new heuristics, develops the investigative sense and ownership of concepts, and also provides curiosity, which contributes to the development of their cognitive potentialities. And it was verified that most of the Statistics teachers in Açailândia did not know this methodology, generally using the Problem Solving theory. We believe that this methodology facilitates the learning, performing an important role in the developed of statistics habilities. 

Keywords: Mean. Median. Mode. Resolution of problems. Teaching and Learning of statistic.

Resumen

Se presentado en este artículo una investigación hecha con alumnos del tercer año de la enseñanza media de las escuelas públicas de la ciudad de Açailândia - MA. (Brasil). El objetivo fue investigar la viabilidad de la Enseñanza y Aprendizaje de las medidas de tendencia central: media, mediana y moda con contribución en el método de Resolución de Problemas. Fue una investigación cualitativa, siendo los datos obtenidos por medio de observaciones y mediaciones en las actividades desarrolladas en la clase en contenidos relativos a esas medidas estadísticas. Se ha constatado que los alumnos presentaron un buen rendimiento en la construcción de la resolución de los problemas propuestos, así también cuanto a los contenidos discutidos y ministrados. Fue observado también que esa metodología de la enseñanza instiga el alumno a la búsqueda de nuevas heurísticas, desarrolla el sentido investigativo y la apropiación de los conceptos; además proporciona la curiosidad e contribuye para el desarrollo de sus potencialidades cognoscentes. Se constató además, que la mayor parte de los profesores, que enseñan estadísticas, en Açailândia, no conocía esa metodología, usando la teoría de la Resolución de Problemas. Con respecto a los otros métodos que también tienen su valor, se acredita que esa metodología facilita el aprendizaje y desempeña un papel importante en el desarrollo de habilidades estadísticas.

Palabras clave: Media. Mediana. Moda. Resolución de problemas. Enseñanza y aprendizaje de Estadística.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raimundo Luna Neres, Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São Luís -MA

Doutor em Educação (Educação Matemática) - UNESP/SP. Mestre em Ciências - UFPA. Bacharel em Matemática - UFMA e Licenciado em Matemática - UVA/CE. Prof. Vinculado à Pró - Reitoria de Pesquisa e Pós - Graduação da UNICEUMA. Prof. Permanente do
mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica - UFMA. Professor aposentado - UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes.

Regiane Braz da Silva Cantanhêde, Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Açailândia -MA

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão - Mestrado Profi ssional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Hab. em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Professora EBTT do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) desde 2011. Componente do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes.

Publicado

2018-07-08

Cómo citar

NERES, Raimundo Luna; CANTANHÊDE, Regiane Braz da Silva.
CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA: uma investigação docente
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 187–206, 8 jul. 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9328. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos