TEACHER’S WORKING CONDITIONS IN EXCLUSIVE AND FULL-TIME DEDICATION SERVICE IN THE SÃO PAULO STATE’S EDUCATION SYSTEM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.30

Keywords:

teacher’s working conditions, working hours, exclusive and full-time dedication servisse, São Paulo state’s education system

Abstract

The article aims to analyze the changes that occurred in the teacher’s working conditions after the implementation of the Exclusive and Full-time Dedication Service (“RDPI”) in the context of the Integral Education Program (“PEI”). For the analysis of the theme, bibliographical and documentary research was carried out on the PEI and, in particular, on its strategies and guidelines in relation to the teaching workload in RDPI. In addition, two surveys have been developed: one aimed at school principals and another aimed at teachers. The research made it possible to analyze the working conditions of professionals working in RDPI, focusing on the following aspects: contributions of RDPI and Exclusive and Full-time Dedication Bonus (“GDPI”) to teaching work; positive and negative aspects of RDPI; reasons for dropout and exclusion of teachers in RDPI. The research showed that, in the view of the research participants, the valorization of education professionals, one of the constitutional principles, has materialized through the implementation of the RDPI in schools participating in the PEI, even though they are residual actions, which do not cover the whole schools and teachers in the São Paulo State’s education system.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Zelina Cardoso Grund, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Educação (UNESP/Presidente Prudente). Professora aposentada da rede estadual de ensino de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais da UNESP.

Cláudia da Mota Darós Parente, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Marília. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, com Pós-Doutorado na Universidad de Salamanca, Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais.

References

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG: 1999.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil03/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 20 jun. 2020.

BRASIL. Lei n. 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta [...] o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em: 20 jun. 2020.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação [...]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 20 jun. 2020.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil03/leis/L939.htm. Acesso em: 20 jun. 2020.

BRASIL. Resolução n. 2, de 28 de maio de 2009. Fixa as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública [...]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_cne_ceb002_2009.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 1015-1035, out. 2007.

CUNHA, Maria Isabel. da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013.

DIAS, Viviane Cristina. Programa de Ensino Integral Paulista: problematizações sobre o trabalho docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e180303, 2018.

DUARTE, Adriana. Políticas educacionais e o trabalho docente na atualidade: tendências e contradições. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana. Políticas Públicas e Educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011. p. 161-182.

DURAN, Marília Claret Geraes; ALVES, Maria Leila; PALMA FILHO, João Cardoso. Vinte Anos da Política do Ciclo Básico na Rede Estadual Paulista. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 124, p. 83-112, jan./abr. 2005.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Atratividade da carreira docente no Brasil. São Paulo: Fundação Victor Civita; Fundação Carlos Chagas, 2009.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas Docentes no Brasil. Brasília: UNESCO, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2008.

GRUND, Zelina Cardoso; PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Categoria docente, contratação temporária e precarização do trabalho do professor na rede estadual de São Paulo. Colloquium Humanarium, Presidente Prudente, v. 15, n. 1, p. 30-41 jan./mar. 2018.

MASCELLANI, Maria Nilde. Uma pedagogia para o trabalhador: o ensino vocacional como base para uma proposta pedagógica de capacitação profissional de trabalhadores desempregados. Rio de Janeiro: Editora Núcleo Piratininga de Comunicação, 2010.

MOLL, Jaqueline et al. Caminhos da Educação Integral no Brasil. Porto Alegre: Penso, 2012.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2015.

MOURA, Carolina Baruel de. A precarização do trabalho docente nas escolas estaduais paulistas. 2013. 127f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.

NOVAES, Luiz Carlos. Os impactos da política educacional paulista na prática docente e na organização do trabalho pedagógico nas escolas estaduais paulistas na perspectiva dos professores. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, n. 5, p. 13-26, jan. ⁄jun. 2009.

NÓVOA, António. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: EDUCA, 2002.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Nova Gestão Pública e Governos Democrático-Populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, n. 132, p. 625-646, jul./set., 2015.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2012.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Construindo uma Tipologia das Políticas de Educação Integral em Tempo Integral. Roteiro, Chapecó, v. 41, n. 3, p. 563-586, 2016.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Políticas de Educação Integral em Tempo Integral à Luz da Análise do Ciclo da Política Pública. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 415-434, jun. 2018.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós; GRUND, Zelina Cardoso. O Programa Ensino Integral (PEI) do Estado de São Paulo: análise das produções acadêmicas. Comunicações, Piracicaba v. 26, n. 2 p. 37-55, maio-ago. 2019.

PARENTE, Juliano Mota. Gerencialismo e performatividade na gestão educacional do estado de São Paulo. 2016.134 f. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT. Presidente Prudente/SP, 2016.

RAMOS, Géssica Priscila. A política educacional paulista (1995-2010) e seus impactos na identidade da escola e do professor. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 29, n. 3, p. 537-556, set/dez, 2013.

RAMOS, Géssica Priscila. Racionalidade e gerencialismo na política educacional paulista de 1995 a 2014: muito além das conjunturas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. 92, p. 546-578, jul./set. 2016.

SÃO PAULO. Decreto n. 28.170, de 21 de janeiro de 1988. Estabelece a Jornada Única Discente e Docente no Ciclo Básico das escolas estaduais. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1988/decreto-28170-21.01.1988.html. Acesso em: 03 mai. 2020.

SÃO PAULO. Decreto n. 34.036, de 22 de outubro de 1991b. Dispõe sobre Jornada de Trabalho Docente do pessoal do Quadro do Magistério, em “Escola Padrão”. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1991/decreto-34036-22.10.1991.html. Acesso em: 03 mai. 2020.

SÃO PAULO. Decreto n. 38.643, de 27 de junho de 1961. Regulamenta a Lei n. 6.052 [...]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1961/decreto-38643-27.06.1961.html.Acesso em: 04 jun. 2020.

SÃO PAULO. Decreto n. 57.571, de 2 de dezembro de 2011. Institui [...] o Programa Educação - Compromisso de São Paulo [...]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2011/decreto-5757102.12.2011.html. Acesso em: 04 jun. 2020.

SÃO PAULO. Diretrizes do Programa Ensino Integral - Caderno do Gestor. Material de Apoio ao Programa Ensino Integral do Estado de São Paulo. São Paulo: SEE, 2014a.

SÃO PAULO. Lei Complementar n. 1.164, de 4 de janeiro de 2012a. Institui o Regime de Dedicação Plena e Integral - RDPI e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral - GDPI [...]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2012/lei.complementar-1164-04.01.2012.html. Acesso em: 10 jun. 2020.

SÃO PAULO. Lei Complementar n. 1.191, de 28 de dezembro de 2012c. Dispõe sobre o Programa Ensino Integral [...]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacaolei.complementar/2012/lei.complementar-1191-28.12.2012.html. Acesso em: 04 mai. 2020.

SÃO PAULO. Lei Complementar n. 1.207, de 5 de julho de 2013a. Dispõe sobre os Concursos públicos regionalizados para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação [...]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2013/lei.complementar-1207-05.07.2013.html. Acesso em: 04 jun. 2020.

SÃO PAULO. Lei Complementar n. 1.319, de 28 de março de 2018. Dispõe sobre a reclassificação de vencimentos e salários [...]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2018/lei.complementar-1319-28.03.2018.html Acesso em: 20 jun. 2020.

SÃO PAULO. Lei Complementar n. 671, de 20 de dezembro de 1991a. Institui o Regime de Dedicação Plena e Exclusiva a integrantes do Quadro do Magistério [...]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/1991/lei.complementar-671-20.12.1991.html. Acesso em: 03 mai 2020.

SÃO PAULO. Lei complementar n. 672, de 20 de dezembro de 1991c. Institui gratificação por trabalho no curso noturno em Escola-Padrão [...]. Disponível em: https://governo-sp.jusbrasil.com.br/legislacao/181056/lei-complementar-672-91. Acesso em: 03 mai. 2020.

SÃO PAULO. Lei complementar n. 836, de 30 de dezembro de 1997. Plano de Carreira, Vencimentos e Salários [...]. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/1997/lei.complementar-836-30.12.1997.html. Acesso em: 20 jun. 2020.

SÃO PAULO. Lei n. 16.279, de 08 de julho de 2016. Aprova o Plano Estadual de Educação de São Paulo [...]. Disponível em: https:///www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2016/lei-16279-08.07.2016.html. Acesso em: 20 jun. 2020.

SÃO PAULO. Modelo de Gestão de Desempenho das Equipes Escolares - Caderno do Gestor. Material de Apoio ao Programa Ensino Integral do Estado de São Paulo. São Paulo: SEE, 2014b.

SÃO PAULO. Resolução SE n. 19, de 2 de abril de 2015. Dispõe sobre postos de trabalho de Professor Coordenador nas escolas do Programa Ensino Integral [...]. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/19_15.HTM?Time=21/08/2017%2001:56:50. Acesso em: 04 mai. 2020.

SÃO PAULO. Resolução SE n. 211, de 11 de novembro de 1994. Estabelece diretrizes para a organização das escolas da rede estadual de ensino [...]. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/notas/211_94.htm. Acesso em: 04 mai. 2020.

SÃO PAULO. Resolução SE n. 52, de 2 de outubro de 2014c. Dispõe sobre a organização e o funcionamento das escolas estaduais do Programa Ensino Integral [...]. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/52_14.HTM? Acesso em: 04 jun. 2020.

SÃO PAULO. Resolução SE n. 65, de 16 de setembro de 2013b. Dispõe sobre o processo de credenciamento de profissionais para atuação nas escolas estaduais do Programa Ensino Integral [...]. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/730.pdf. Acesso em: 04 mai. 2020.

SÃO PAULO. Resolução SE n. 67, de 16 de dezembro de 2014d. Dispõe sobre a gestão de pessoas [...] do Programa Ensino Integral [...]. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/67_14.HTM?Time=03/11/2017%2017:37:30. Acesso em: 04 jun. 2020.

SÃO PAULO. Resolução SE n. 8, de 19 de janeiro de 2012b. Carga horária dos docentes da rede estadual de ensino. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/08_12.HTM. Acesso em: 04 jun. 2020.

Published

2022-07-05

How to Cite

GRUND, Zelina Cardoso; PARENTE, Cláudia da Mota Darós.
TEACHER’S WORKING CONDITIONS IN EXCLUSIVE AND FULL-TIME DEDICATION SERVICE IN THE SÃO PAULO STATE’S EDUCATION SYSTEM
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 185–205, 5 Jul. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14407. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos