AS SINGULARIDADES DA AMAZÔNIA NA BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA DE PAPÉIS SOCIAIS DA PRÉ-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3p141-166Palavras-chave:
Brincadeiras de faz-de-conta, Personalidade, Pré-escola.Resumo
O artigo é proveniente de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo é compreender de que forma a brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais contribui no desenvolvimento da personalidade das crianças na pré-escola. Nesse sentido, buscou-se compreender de que forma as crianças ressignificam situações sociais vivenciadas por elas através da brincadeira de faz-de-conta e identificar as funções psíquicas superiores envolvidas nessa atividade. Os pressupostos teórico-metodológicos inspiram-se nos estudos de Vigotski e seus seguidores. A brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais, atividade guia do desenvolvimento infantil na pré-escola, permite a compreensão e reflexão sobre o cotidiano e se constitui como atividade essencial na formação das funções psíquicas superiores, dentre elas a imaginação, a função simbólica da consciência e controle da vontade. A pesquisa se caracteriza como estudo experimental realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do município de Santarém, PA. Foram realizadas observações da rotina das crianças e intervenção junto a professora de uma turma pré-escolar, com foco em estudos formativos sobre a brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais. Os dados foram registrados em diário de campo, fotografias e vídeos. Os resultados revelam que a brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais possibilita efeitos educativos que exercem influência sobre o desenvolvimento da personalidade das crianças que, ao brincarem, representam as regras, conteúdos e temas advindos das relações sociais. As crianças representaram, no faz-de-conta, dentre outros aspectos, papéis sociais de argumento da particularidade regional, expressando as singularidades do meio em que vivem.
Palavras-chave: Brincadeiras de faz-de-conta. Personalidade. Pré-escola.
AMAZON'S SINGULARITIES IN THE SOCIAL ROLES MAKE - BELIEVE ACTIVITIES OF PRESCHOOL
Abstract
The article comes from a master's research whose objective is to comprehend in which way social roles make - believe activities contribute to children's personality development. In this sense, to understand the way children resignify social situations experienced for themselves through make - believe activities and identify superior psychological functions involved in social roles make - believe activities developed by kids from the class. The theoretical-methodological assumptions are inspired by the studies of Vygotsky and his followers. The social roles make - believe activities, as a guiding propellant activity of infantile development in preschool, allows comprehension and reflection about everyday life and it is constituted as an essential activity regarding the development of superior psychological functions, among them, imagination, consciousness symbolic function and will control. The research is characterized as an experimental study achieved at a Municipal Unit of Infantile Education (UMEI) of Santarém City - Pará.. Observations of the routine of the children were carried out and intervention with the teacher of a pre-school group, focusing on formative studies about social roles make - believe activities. The data were recorded in field diary, photographs and videos. The results show that the social roles make - believe activities enable educational effects which influence on children’s personality development that, when playing represent rules, contents and themes from social relations. Children represented, in the make - believe, social roles among other aspects, social roles of argument of regional particularity, expressing the singularities of the environment in which they live.
Keywords: Make – believe activities. Personality. Preschool.
LAS SIGULARIDADES DE LA AMAZONIA EN EL JUEGO DE HACER DE CUENTA DE PAPELES SOCIALES DE LA PRE-ESCUELA
Resumen
El artículo proviene de una investigación de maestría cuyo objetivo es comprender cómo el juego de hacer de cuenta de papeles sociales contribuye en el desarrollo de la personalidad de los niños en la preescolar. En ese sentido, se buscó comprender de qué forma los niños resignifican situaciones sociales vivenciadas por ellas a través del brote de hacer de cuenta e identificar las funciones psíquicas superiores involucradas en esa actividad. Los presupuestos teórico-metodológicos se inspiran en los estudios de Vigotski y sus seguidores. El juego de hacer de cuenta de papeles sociales, actividad guía del desarrollo infantil en la pre-escuela, permite la comprensión y reflexión sobre lo cotidiano y se constituye como actividad esencial en la formación de las funciones psíquicas superiores, entre ellas la imaginación, la función simbólica de la conciencia y control de la voluntad. La investigación se caracteriza como estudio experimental realizado en una Unidad Municipal de Educación Infantil (UMEI) del municipio de Santarém, PA. Se realizaron observaciones de la rutina de los niños e intervención junto a la profesora de una clase preescolar, con foco en estudios formativos sobre el juego de hacer de cuenta de papeles sociales. Los datos se registraron en diario de campo, fotografías y vídeos. Los resultados revelan que el juego de hacer de cuenta de papeles sociales posibilita efectos educativos que influyen en el desarrollo de la personalidad de los niños que, al jugar, representan las reglas, contenidos y temas provenientes de las relaciones sociales. Los niños representaron, en el hecho de, entre otros aspectos, papeles sociales de argumento de la particularidad regional, expresando las singularidades del medio en que viven.
Palabras clave: Juego. Personalidad. Preescola.Downloads
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