A FORMAÇÃO MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: aprendizagens a partir da modelagem matemática

Autores

  • Vantielen da Silva Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n.especialp159-175

Palavras-chave:

Educação Matemática. Formação de professores. Modelagem Matemática

Resumo

 

A investigação apresentada, situada no campo da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, é resultado de um curso desenvolvido com acadêmicos de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO. E, mais precisamente, sob uma postura fenomenológica, foi construída a partir da seguinte interrogação: O que se revela sobre a Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos? Esta que permitiu compreender e interpretar, a partir da argumentação de acadêmicos de Pedagogia, que atividades desta natureza contribuem para uma formação inicial mais significativa na área de Matemática e para a reconstrução dos significados da Matemática e, também, para o desenvolvimento de habilidades indispensáveis à docência, como autonomia, criatividade, criticidade e reflexividade.

Palavras-chave: Educação Matemática.  Formação de professores. Modelagem Matemática.


THE MATHEMATICAL FORMATION IN PEDAGOGY’S: course learning through mathematical modeling 

Abstract: This presented investigation, located in Mathematical Modeling field in Mathematics Education perspective, is the result of a course developed with Pedagogy academics from Paraná Midwest State University, UNICENTRO. And, more precisely, under a phenomenological position, was built from the following question: What does it reveal about Mathematical Modeling in the pedagogue’s initial education? This one, which allowed to understand and interpret, from the academic’s discussion in the Pedagogy course, that activities from this origin contribute for an initial education more meaningful in Mathematics field and to the Mathematics meaning reconstruction and, also, to the development of necessary skills to teaching, as autonomy, creativity, criticism and reflexion.

Keywords: Mathematics Education.  Teacher’s Formation. Mathematical Modeling.


FORMACIÓN EN MATEMÁTICAS EN EL CURSOR DE PEDAGOGIA: apredizaje a partir del modelado de matemáticas

Resumen: La investigación presentada en el campo del Modelado Matemático en la perspectiva de la Educación de Matemáticas es el resultado del desarrollo con académicos de Pedagogía de la Universidad Estatal del Centro-Oeste de Paraná- UNICENTRO. Precisamente bajo una postura fenomenológica, se construyó a partir del siguiente interrogantes: ¿Lo que se revela sobre el Modelado Matemático en la formación inicial de pedagogos? Está que permitió comprender e interpretar, a partir de argumentaciones de académicos de Pedagogía, que actividades de esta naturaleza contribuyen a una formación inicial más significativa en la área de Matemática y para la reconstrucción de los significados de las Matemáticas, y también, para el desarrollo de habilidades indispensables para la docencia, como autononomía, creatividad, criticidad y reflexividad .

Palabras clave: Educación de Matemáticas. Formación de Profesores. Modelado de Matemáticas.

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Biografia do Autor

Vantielen da Silva Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ponta Grossa – PR, Brasil.

 

 

Dionísio Burak, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Professor Doutor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Guarapuava - PR, Brasil.

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Publicado

2018-01-24

Como Citar

SILVA, Vantielen da Silva; BURAK, Dionísio.
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: aprendizagens a partir da modelagem matemática
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. esp., p. 159–175, 24 Jan 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8075. Acesso em: 4 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos