EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n.especialp143-158Palavras-chave:
Educação Estatística. Habilidades. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Resumo
Este estudo, de caráter metodológico qualitativo-quantitativo, caracteriza-se como uma pesquisa piloto da dissertação de mestrado da primeira autora. O objetivo geral da pesquisa é compreender quais habilidades referentes à Estatística estão sendo desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estas estão preconizadas nos documentos oficiais que norteiam a Educação neste nível de ensino. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura do tipo Estado do Conhecimento. Participaram da pesquisa quantitativa 12 professores deste nível de ensino que lecionam em uma escola da rede municipal de Rio Grande/RS. O procedimento utilizado para a coleta de dados consistiu da aplicação de um questionário que abrangeu questões relacionadas à formação inicial e continuada dos professores, tempo de serviço docente, e as disciplinas de Estatística cursadas durante a graduação. Ainda continha uma lista de habilidades preconizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na qual os professores deveriam elencar quais estão desenvolvendo em sua prática pedagógica. Para a análise dos dados, utilizou-se a Estatística Descritiva. Os resultados demonstram que as habilidades desenvolvidas com maior frequência, indicadas pelos próprios professores sujeitos da pesquisa são: interpretação de informações contidas em imagens, interpretação de tabelas e gráficos e coleta e organização de informações. Diante dos resultados dessa pesquisa, percebe-se que maior ênfase vem sendo atribuída à Estatística Descritiva, em comparação com o ciclo investigativo de uma pesquisa, corroborando os achados da revisão de Estado do Conhecimento.
Palavras-chave: Educação Estatística. Habilidades. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
EDUCACIÓN ESTADÍSTICA EN LOS AÑOS INICIALES DE LA ENSEÑANZA PRIMARIA
Abstract: This study of qualitative and quantitative methodological character is characterized as a pilot research of the dissertation of the first author. The general objective of the research is to understand which skills related to Statistics are being developed in the Early Years of Elementary Education. These are advocated in the official documents that guide Education at this level of education. For this a literature review of the State of Knowledge type was carried out. Participated in the quantitative research twelve teachers of this level of education who teach in a municipal school of Rio Grande/RS. The procedure used for data collection consisted of the application of a questionnaire that covers questions related to initial and continuing teacher training, time of teaching experience, and the subjects of Statistical studied during the graduation. Moreover contained a list of skill recommended in the National Curricular Parameters (NCPs) and in the National Curricular National Base (BNCC) in which teachers should list which are developing in their pedagogical practice. For data analysis was used the Descriptive Statistics. The results demonstrate that the skills more frequently developed indicated by the research subject’s own teachers are: interpretation of information contained in images, interpretation of tables and graphs, and collection and organization of information. Considering the results of this research it is noticed that greater emphasis has been attributed to Descriptive Statistics compared to the investigative cycle of a research corroborating the findings of the State of Knowledge review.
Keywords: Statistical Education. Skills. Early Years of Elementary Education.
STATISTICAL EDUCATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION
Resumen: Este estudio, de carácter metodológico cualitativo-cuantitativo, tiene como característica una investigación piloto de la disertación de maestría de la primera autora. El objetivo general de la investigación es la comprensión de cuales habilidades referentes a la Estadística están siendo desarrolladas en los Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental. Estas están preconizadas em los documentos oficiales que orientan la Educación en este nível de enseñanza. Para tanto, se realizo uma revisión de literatura del tipo Estado del Conocimiento. Participaran de la investigación cuantitativa 12 profesores de este nivel de enseñanza que enseñaran en una escuela de la red municipal de Rio Grande/RS. El procedimiento utilizado para la adquisición de datos consistió en la aplicación de un cuestionario que abarca cuestiones relacionadas a la formación inicial y continuada de los profesores, tiempo de servicio docente, y las asignaturas de Estadística cursadas durante la graduación. Todavía contenía uma lista de habilidades preconizadas en los Parámetros Curriculares Nacionales (PCNs) y en la Base Nacional Común Curricular (BNCC), em la cual los professores deberían elegir cuales están desenvolviendo en su práctica pedagógica. Para el análisis de los datos, fue utilizada la Estadística Descriptiva. Los resultados demuestran que las habilidades desarrolladas con mayor frecuencia, indicadas por los propios professores sujetos de la investigación son: interpretación de informaciones contenidas en las imágenes, interpretación de tablas y gráficos y adquisición y organización de informaciones. Em cuanto a los resultados de esta investigación, se percebe que mayor énfasis viene siendo atribuído a la Estadística Descriptiva, em comparación com el ciclo investigativo de uma investigación, corroborando com los hallazgos de la revisión de Estado del Conocimiento.
Palabras claves: Educación Estadística. Habilidades. Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental.
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