“NÃO COSTUMO PERDER MEU TEMPO COM ESSE TEMA”: reflexões sobre o sexismo cotidiano na fala de um docente

Autores

  • Valquiria Gila de Amorim Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Jeane Félix Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p42-55

Palavras-chave:

Sexismo. Relações de Gênero. Violência de Gênero. Gendramento das Carreiras.

Resumo

 

Resumo: Este artigo parte de um enunciado de um docente da disciplina de Física, colhido em pesquisa de campo, que denota a naturalização das relações de gênero, para problematizar as práticas sexistas correntes nas relações sociais e escolares. Esse enunciado possibilita refletir sobre alguns dos aspectos dessa naturalização, tais como: sexismo e uso da linguagem sexista, violência de gênero e exclusão das mulheres em carreiras masculinizadas, cuja crítica é importante para promover uma educação para a equidade de gênero. Argumenta-se que quando um/a professor/a desconsidera questões de gênero presentes na escola, perde-se a oportunidade de combater a reprodução da desigualdade de gênero e as violências sofridas por mulheres e homens cotidianamente. Nesse contexto, destacam-se os preconceitos e estereótipos que afastam as alunas das ciências exatas e naturais, que persistem como um dos campos mais masculinizados e excludentes para as mulheres.

Palavras-chave: Sexismo. Relações de Gênero. Violência de Gênero. Gendramento das Carreiras.


“I DON´T USE TO WAST MY TIME WITH THIS ISSUE”: reflections on daily sexism based on a male teacher’s statement

Abstract: The starting point of this paper is a statement by a male Physics teacher, collected in empirical research, which conveys the naturalization of gender relations, in order to problematize current sexist practices in social and school relations. Such a statement allows reflection on some aspects of that naturalization, such as: sexism and use of sexist language, gender violence, and the exclusion of women from masculine careers, whose critique is important to promote education for gender equity. The paper argues that when a teacher neglects gender issues that are present in school life, an important opportunity is missed to address the reproduction of gender inequality and the daily violence suffered by women and men. In this context, it stresses the prejudices and stereotypes that keep female students away from the natural and exact sciences, a field that remains as one the most masculine and exclusionary for women.

Keywords: Sexism. Gender relations. Gender violence. Gendering of careers.


"NO SUELO PERDER MI TIEMPO CON ESE TEMA": reflexiones sobre el  sexismo cotidiano en el habla de un maestro 

Resumen: Este articulo parte de un enunciado de un docente de la asignatura de Física, recogido en una investigación de campo, que denota la naturalización de las relaciones de género, para problematizar las prácticas sexistas corrientes en las relaciones sociales y escolares. Esa afirmación posibilita reflexionar sobre algunos de los aspectos de esa naturalización, tales como: el sexismo y el uso del lenguaje sexista, la violencia de género y la exclusión de las mujeres en careras masculinizadas, cuya crítica es importante para promocionar una educación para la equidad de género. Se argumenta que cuando uno/a profesor/a desconsidera cuestiones de género presentes en la escuela, se pierde la oportunidad de combatir la reproducción de la desigualdad de género y las violencias sufridas por mujeres y hombres cotidianamente. En ese contexto, se sobresalen los prejuicios y estereotipos que alejan las alumnas de las ciencias exactas y naturales, que persisten como uno de los campos más masculinizados y excluyentes para las mujeres.

Palabras claves: Sexismo. Relaciones de Género. Violencia de Género. Generización de las Carreras.    

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquiria Gila de Amorim, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM).

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutora em Educação, Professora Titular do Departamento de Habilitações Pedagógicas (Curso de Pedagogia e Programa de Pós Graduação em Educação) do Centro de Educação, Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM).

Jeane Félix, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutora em Educação, Professora Adjunta I do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação, Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM).

Downloads

Publicado

2017-09-03

Como Citar

AMORIM, Valquiria Gila de; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; FÉLIX, Jeane.
“NÃO COSTUMO PERDER MEU TEMPO COM ESSE TEMA”: reflexões sobre o sexismo cotidiano na fala de um docente
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 2, p. 42–55, 3 Set 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5475. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)