OS SABERES DE FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A NO ATENDIMENTO ESCOLAR À CRIANÇA HOSPITALIZADA

Autores

  • Francy Sousa Rabelo Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Silvina Pimentel Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Geandra Claúdia Silva Santos Universidade Estadual do Ceará - UECE.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p31-43

Palavras-chave:

Criança hospitalizada. Formação inicial. Pedagogo/a. Saberes docentes.

Resumo

Neste trabalho, empreendemos uma análise voltada para a constituição de saberes docentes na formação inicial do/a pedagogo/a, com base na experiência desenvolvida em espaço hospitalar. Tal pesquisa se configura do tipo estudo de caso, subsidiada em Stake (2007), Yin (2010) e André (2005). Os sujeitos da pesquisa são egressas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão que participaram como bolsistas e voluntárias do projeto de extensão Estudar, uma ação saudável desenvolvido no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Os dados obtidos são frutos de entrevistas semiestruturadas, posteriormente organizadas, analisadas e interpretadas à luz de autores como Fonseca (2003), Tardif (2010) e Gauthier et al. (1998), dentre outros. Os resultados assinalam que o/a pedagogo/a em formação vivencie as especificidades dos espaços de trabalho diversos da educação escolar, conforme aponta as Diretrizes Curriculares de seu curso (BRASIL, 2006), como por exemplo, o hospital, e que os desafios desta atuação são superados pela constituição de saberes da formação profissional que evocam uma prática docente mais humanizada pela escuta sensível a partir das histórias de vidas dos sujeitos, seus gestos, suas palavras e seus comportamentos que se sucedem nas reações da hospitalização e da doença. Concluímos que o atendimento escolar da criança hospitalizada requer do/as professore/as uma formação que incorpore os debates acerca dos novos espaços de atuação do/a pedagogo/a e que incluam os subsídios para o exercício da docência em atividades diversas dentro e fora da escola.

Palavras-chave: Criança hospitalizada. Formação inicial. Pedagogo/a. Saberes docentes.


THE KNOWLEDGE OF THE FORMATION OF A PEDAGOGUE ON SCHOOL ATTENDANCE OF A HOSPITALIZED CHILD

Abstract: At this work, we have done an analysis focused on the constitution  of teaching knowledge in the initial formation of a pedagogue, based on the developed experience in the hospital environment. Such research is configured as a case  study , subsidized at Stake (2007) , Yin (2010) and André (2005). The research subjects are graduates of the Pedagogy course of Maranhão State University, who participated as scholarship holders and volunteers of the extension project  Estudar, uma ação saudável (Studying, a healthy action), developed at the University Hospital of Maranhão  Federal University. The acquired data is the result of semi-structured interviews. It was subsequently organized, analyzed and interpreted in light of authors such  as Fonseca (2003), Tardif (2010) and Gauthier et al. (1998) , among others. The results show that the pedagogues in training experience the characteristics of different working areas of education, as shown by the Curriculum Guidelines of the course (BRAZIL, 2006), such as a hospital, and the challenges of this representation are outweighed by the constitution of knowledge  on the professional  formation , which evoke a more humanized teaching by the sensitive listening of  the live stories of the subjects , their gestures, their words and behavior that follow the reaction to their hospitalization and disease.  It is concluded that the school attendance of hospitalized children require from pedagogues  a  training that incorporates the discussion about the new spaces for their performance , that includes the  subsidies for the exercise of teaching in various activities inside and outside of the schools.  

Keywords: Hospitalized children. Initial formation. Pedagogue. Teaching knowledge. 

 

LOS SABERES DE FORMACIÓN DEL PEDAGOGO EN EL ATENDIMIENTO ESCOLAR A LOS NIÑOS HOSPITALIZADOS

Resumen: En este trabajo, emprendemos un análisis direccionada para la constitución de saberes docentes en la formación inicial del pedagogo o pedagoga, con base en la experiencia desarrollada en espacio hospitalario. Tal pesquisa se configura del tipo estudio de caso, subsidiada en Stake (2007), Yin (2010) y André (2005). Los sujetos de pesquisa son egresos del Curso de Pedagogía de la Universidad Federal do Maranhão que participaron como becarios y voluntarios del proyecto de extensión Estudiar, una acción saludable desarrollado en el Hospital Universitario de la Universidad Federal do Maranhão. Los dados obtenidos son frutos de entrevistas casi estructuradas, posteriormente organizadas, analizadas y interpretadas a la luz de autores como Fonseca (2003), Tardif (2010) y Gauthier et al. (1998), entre otros. Los resultados señalan que el pedagogo o la pedagoga en formación tiene que vivir las especificidades de los espacios de trabajo diversos de la educación escolar, conforme apunta las Directrices Curriculares de su curso (BRASIL, 2006), como por ejemplo, el hospital, y que los desafíos de esta actuación son superados por la constitución de saberes de la formación profesional que evocan una práctica docente más humanizada por la escucha sensible a partir de historias de vidas de los sujetos, sus gestos, sus palabras, y sus comportamientos que se repiten en las reacciones de la hospitalización y de la enfermedad. Concluimos que  el atendimiento escolar del niño hospitalizado requiere de los/ las profesores/as una formación que incorpore los debates acerca de los nuevos espacios de actuación del pedagogo o de la pedagoga y que incluyan los subsidios para el ejercicio de la docencia en actividades diversas dentro y fuera de la escuela.

Palabras clave: Niños hospitalizados. Formación inicial. Pedagogo/a. Saberes docentes.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francy Sousa Rabelo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2014), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2004) e graduação em PEDAGOGIA (2003) ambas pela Universidade Federal do Maranhão. Foi Professora Substituta na UFMA no período de 2007 e início de 2008. Atualmente é Professora do Quadro Efetivo (desde 2008) na Universidade Federal do Maranhão , atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Educacional, Pedagogia Hospitalar, Formação de Professores, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. Ministra as disciplinas: Pesquisa Educacional, Estágio em Formação de Formadores e Estágio Supervisionado. Coordena o Projeto de Extensão "Estudar, uma ação Saudável: construindo uma Pedagogia Hospitalar" (UFMA) que acontece no Hospital Universitário Materno Infantil.

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992), Doutorado em Educação Brasileira (2008) -UFC e Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, formação de professores, estágio, pesquisa e ensino e didática. E pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS na qual desenvolve pesquisa sobre formação de professores e a relação ensino e pesquisa

Geandra Claúdia Silva Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (1994) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Coordenadora de área do Pibid da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, temporário da Faculdade Vale do Jaguaribe, temporário da Universidade Federal do Ceará e conselheiro do CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TAUÁ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, Educação Especial/Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, necessidades educacionais especiais, diversidade, formação contínua de professores e proposta didática

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Rabelo, F. S., Silva, S. P., & Santos, G. C. S. (2016). OS SABERES DE FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A NO ATENDIMENTO ESCOLAR À CRIANÇA HOSPITALIZADA. Cadernos De Pesquisa, 23(3), 31–43. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p31-43

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)