A MONITORIA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA SOCIOLOGIA: primeiras aproximações

Autores

  • Virgínia Pereira da Silva Ávila Universidade de Pernambuco, campus Petrolina
  • Maria Antonieta Albuquerque de Souza Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p123-133

Palavras-chave:

Sociologia. Ensino Médio. Monitoria.

Resumo

 

O texto discute a possibilidade de favorecimento à positividade do ensino e da aprendizagem da Sociologia, no Ensino Médio, pelo exercício da monitoria. Toma como base a leitura de relatos de experiências e de pesquisas que analisam as atividades de monitoria como um importante instrumento de aprendizagem na formação e no desenvolvimento acadêmico Matoso (2014), Mascarenhas (2012), Frison e Moraes (2010), Oliveira e Jardim (2008). Centra-se na análise da relação entre a forma de ensino monitoria e o status (lugar) dessa disciplina no Ensino Médio, e, em menor proporção, no Superior, realçando o processo de “autorregulação”. Por fim, considera que o ajustamento de medidas interativas na comunicação entre alunos e professores, assim como na organização de conteúdos curriculares, pode contribuir com a produção de significados no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Ensino Médio.

Palavras-chave: Sociologia. Ensino Médio. Monitoria.


MONITORSHIP AS A STRATEGY FOR THE TEACHING AND LEARNING OF SOCIOLOGY: first approaches

Abstract: The text studies the possibility of favoring the positive aspect in the teaching and learning of Sociology in High School through the practice of monitorship. It is based on the reading of experience and research reports that analyse monitorship activities as an importante learning device for academic formation and development (Matoso (2014), Mascarenhas (2012), Frison and Moraes (2010), Oliveira and Jardim (2008). It focus on the analysis of the relation between monitorship as a teaching tool and the status this subject holds in High School – and Undergraduation, reinforcing the self-regulation process. Finally, it considers that the adjustment of interactive manners in the communication among students and teachers, as well as in the organization of syllabus, may contribute to the production of meaning in the learning and teaching processes of High School students.

 

Keywords: Sociology. High School. Monitorship.


LA MONITORIA COMO ESTRATEGIA DE ENSENÃNZA-APRENDIZAJE SOCIOLOGÍA: primeras aproximaciones

Resumen: El texto discute la posibilidad de favoritismo a la positividad de la enseñanza y el aprendizaje de la sociología, en la escuela secundaria, por el ejercicio de la monitoria. Toma de lectura experiencias y reportes de investigación que analizan las actividades de vigilancia como herramienta de aprendizaje importante en el desarrollo académico y capacitación (Matoso (2014), Mascarenhas (2012), Frison y Moraes (2010), Oliveira y el Jardín (2008).  Se centra en el análisis de la relación entre la forma de monitoria y educación del lugar de esta disciplina en la escuela secundaria y, en menor proporción, en la parte superior, mejorando el proceso de "autorregulación".  Por último, considera que el ajuste de medidas interactivas en la comunicación entre estudiantes y profesores, así como en la organización del contenido curricular, puede contribuir a la producción de significado en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes de enseñanza secundaria.

Palabras clave: Sociología. Enzenãnza secundaria. Monitoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Pereira da Silva Ávila, Universidade de Pernambuco, campus Petrolina

É licenciada em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA, 1997), mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008) e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2013). Professora adjunta da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (Mestrado Profissional), do qual é coordenadora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino primário rural, cultura escolar, arquivos escolares, instituições educativas, formação e profissionalização docente. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar e Não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE) e Coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa História da Educação, Linguística e Literatura (NEPHEL).

Maria Antonieta Albuquerque de Souza, Universidade de Pernambuco

Doutorado em Sociologia- Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco. UPE. Integra o corpo docente efetivo do Programa de Pós-graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI (UPE). Participa do Grupo de Pesquisas e Teorias e Práticas em Doença, Saúde e Cura, atuando nas linhas Divisões Sociais, Intersubjetividade e Ação Coletiv e Práticas Interdisciplinares, Educação e Diversidade. É componente do Núcleo de Diversidade e Identidade Social (UPE/ NDIS). Graduação em Ciências Sociais - Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Sociologia- Universidade de Brasília UNB/PPGS, Concentra atividades voltadas para as áreas: Sociologia da saúde (Saúde coletiva e pública), micro processos sociais e mudança social, desenvolvendo pesquisas com os temas: Diversidade e inclusão social, identidades e divisões sociais (idade e gênero). Atualmente inicia atividades de pesquisa e extensão sobre o idoso masculino e políticas públicas de saúde na perspectiva da construção social e cultural da diferença e da diversidade. Vem se preocupando com essa questão no campo da educação

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Ávila, V. P. da S., & Souza, M. A. A. de. (2016). A MONITORIA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA SOCIOLOGIA: primeiras aproximações. Cadernos De Pesquisa, 23(3), 123–133. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p123-133

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.