A MONITORIA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA SOCIOLOGIA: primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p123-133Palavras-chave:
Sociologia. Ensino Médio. Monitoria.Resumo
O texto discute a possibilidade de favorecimento à positividade do ensino e da aprendizagem da Sociologia, no Ensino Médio, pelo exercício da monitoria. Toma como base a leitura de relatos de experiências e de pesquisas que analisam as atividades de monitoria como um importante instrumento de aprendizagem na formação e no desenvolvimento acadêmico Matoso (2014), Mascarenhas (2012), Frison e Moraes (2010), Oliveira e Jardim (2008). Centra-se na análise da relação entre a forma de ensino monitoria e o status (lugar) dessa disciplina no Ensino Médio, e, em menor proporção, no Superior, realçando o processo de “autorregulação”. Por fim, considera que o ajustamento de medidas interativas na comunicação entre alunos e professores, assim como na organização de conteúdos curriculares, pode contribuir com a produção de significados no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Ensino Médio.
Palavras-chave: Sociologia. Ensino Médio. Monitoria.
MONITORSHIP AS A STRATEGY FOR THE TEACHING AND LEARNING OF SOCIOLOGY: first approaches
Abstract: The text studies the possibility of favoring the positive aspect in the teaching and learning of Sociology in High School through the practice of monitorship. It is based on the reading of experience and research reports that analyse monitorship activities as an importante learning device for academic formation and development (Matoso (2014), Mascarenhas (2012), Frison and Moraes (2010), Oliveira and Jardim (2008). It focus on the analysis of the relation between monitorship as a teaching tool and the status this subject holds in High School – and Undergraduation, reinforcing the self-regulation process. Finally, it considers that the adjustment of interactive manners in the communication among students and teachers, as well as in the organization of syllabus, may contribute to the production of meaning in the learning and teaching processes of High School students.
Keywords: Sociology. High School. Monitorship.
Resumen: El texto discute la posibilidad de favoritismo a la positividad de la enseñanza y el aprendizaje de la sociología, en la escuela secundaria, por el ejercicio de la monitoria. Toma de lectura experiencias y reportes de investigación que analizan las actividades de vigilancia como herramienta de aprendizaje importante en el desarrollo académico y capacitación (Matoso (2014), Mascarenhas (2012), Frison y Moraes (2010), Oliveira y el Jardín (2008). Se centra en el análisis de la relación entre la forma de monitoria y educación del lugar de esta disciplina en la escuela secundaria y, en menor proporción, en la parte superior, mejorando el proceso de "autorregulación". Por último, considera que el ajuste de medidas interactivas en la comunicación entre estudiantes y profesores, así como en la organización del contenido curricular, puede contribuir a la producción de significado en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes de enseñanza secundaria.
Palabras clave: Sociología. Enzenãnza secundaria. Monitoria.